Humor gráfico: linguagem e crítica para uma educação ambiental sem fronteiras

Passos, Wagner Valente dos

Abstract:

 
Esta pesquisa objetivou compreender em que sentido e de que forma o Humor Gráfico potencializa processos de Educação Ambiental. Teve como objeto de pesquisa a 1ª Mostra Internacional de Humor sobre Educação Ambiental, exposição realizada durante o V CPEASUL - Colóquio de Pesquisadores em Educação Ambiental da Região Sul do Brasil e do IV EDEA - Encontro e Diálogos com a Educação Ambiental, promovidos pelo Programa de Pós-graduação em Educação Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande, em 2012. A Mostra reuniu 142 cartuns de 142 cartunistas de 38 países. Os desenhos que integraram a exposição foram analisados e categorizados com o propósito de investigar as temáticas ambientais e as relações locais e globais apresentadas em cada trabalho. Também foram realizadas entrevistas com pesquisadores e educadores ambientais que interagiram com os cartuns, durante a Mostra, em processo complementar à produção dos dados da pesquisa. O corpus gerado, a partir da transcrição das entrevistas, possibilitou a análise e a identificação de possibilidades e limitações do Humor Gráfico em processos de Educação Ambiental. Os dados empíricos foram sistematizados e discutidos à luz de teóricos como Félix Guattari, Eduardo Galeano, Ariel Dorfman, Karl Marx, Paulo Freire, Jiddu Krishnamurti, Lucie Sauvé, David Harvey, Michèle Sato, entre outros. A investigação possibilitou a emergência de questões relacionadas ao fato de como o Humor Gráfico e a Educação Ambiental estão inseridos nos debates sociais e ambientais da atualidade. Um dos principais resultados da pesquisa aponta para a potência do Humor Gráfico, como disparador do diálogo em processos que perturbam, desacomodam e desafiam a inteligência do leitor.
 
This research aimed at understanding in what sense and how Graphic Humor potentializes processes in Environmental Education. Its object was the First International Show of Humor on Environmental Education, which was carried out during the V Colóquio de Pesquisadores em Educação Ambiental da Região Sul do Brasil (V CPEASUL) and the IV Encontro e Diálogos com a Educação Ambiental (IV EDEA), two events organized by the Post-graduate Program in Environmental Education at the Universidade Federal do Rio Grande, located in Rio Grande, RS, Brazil, in 2012. This exposition comprised 142 cartoons made by 142 cartoonists from 38 countries. All drawings were analyzed and categorized so that environmental themes as well as local and global relations of every work could be investigated. Interviews were also made with researchers and environmental educators that interacted with the cartoons during the Show, as a complement to yield research data. After the interviews were transcribed, the whole corpus enabled the analysis and the identification of possibilities and limitations of Graphic Humor in Environmental Education processes in the school context. Empirical data were systematized and discussed in the light of scholars such as Félix Guattari, Eduardo Galeano, Ariel Dorfman, Karl Marx, Paulo Freire, Jiddu Krishnamurti, Lucie Sauvé, David Harvey and Michèle Sato, among others. This investigation enabled the emergence of issues related to the insertion of Graphic Humor and Environmental Education in current social and environmental debates. One of the main results of this study points out the potential of Graphic Humor as a dialogue trigger in processes that disturb, disarrange and challenge readers’ intelligence.
 

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  • IE - Mestrado em Educação Ambiental (Dissertações)