A mediação como intervenção educativa ambiental na ecologia das relações familiares

Silveira, Simone de Biazzi Ávila Batista da

Abstract:

 
A Educação Ambiental constitui-se em um campo onde as discussões acerca das relações humanas devem ser privilegiadas. Neste sentido o presente trabalho apresenta uma pesquisa desenvolvida na cidade do Rio Grande-RS, extremo sul do Brasil, que teve por objetivo verificar a hipótese de que existe um enfoque pedagógico/educativo na mediação familiar, analisar as aproximações existentes entre as dinâmicas de mediação com a Abordagem Bioecológica do Desenvolvimento Humano (BRONFENBRENNER & MORRIS, 1998), com a Psicologia Positiva (SELIGMAN, 2011) e com a Educação Ambiental, numa perspectiva transformadora (LOUREIRO,1997, 2004 ), bem como observar como as famílias podem ser impactadas por estes processos. A metodologia foi construída tendo como olhar a abordagem bioecológica do desenvolvimento humano de Bronfenbrenner (2011), que situa os fenômenos estudados dentro de um contexto ecológico, numa abordagem sistêmica afinada com os sentidos da educação ambiental, e se constituiu na inserção ecológica da pesquisadora nos ambientes pesquisados. O estudo foi realizado em dois ambientes distintos onde se realiza a mediação familiar e apontou como resultados que os processos educativos estão presentes nos procedimentos de mediação familiar, no ambiente físico onde se processa, na linguagem utilizada, na abordagem pessoal, bem como na condução dos processos, estando adequada ao tempo do conflito. No tocante aos impactos produzidos nas famílias, observou-se a necessidade que as mesmas ainda possuem de uma autoridade que lhes garanta certezas jurídicas, bem como as dificuldades do estabelecimento de autonomia para suas próprias decisões, tudo isto fruto de uma construção histórico-social que estabeleceu como parâmetros de condução de conflitos a litigiosidade e adversariedade. Foi observado, no entanto, que a mediação contribui para a construção de um importante caminho no sentido da autonomia, estando afinada com os reclamos de uma educação ambiental transformadora.
 
Environmental education is in a field where discussions about human relations should be privileged. In this sense, this paper presents a research carried out in Rio Grande-RS, southern Brazil, and aimed to verify the hypothesis that there the pedagogical approach / education of family mediation, analyse the existing approaches between the dynamics of mediation with the approach Bioecological Human Development (Bronfenbrenner & Morris, 1998), with the Positive Psychology (SELIGMAN, 2011) and the Environmental Education, transformative perspective (Loureiro, 1997, 2004), and observe how families can be impacted by these processes. The methodology has been built to look like bioecological approach to human development of Bronfenbrenner (2011), who studied the phenomena located within an ecological context, a systemic approach attuned sense of environmental education, and consisted in the ecological insertion of researcher in environment studied. The study was conducted in two distinct environments where it is held and family mediation as results showed that educational processes are present in family mediation procedures, the physical environment in which processes in the language used in the personal approach as well as in the conduct of processes and is suitable for the time of the conflict. Regarding the impacts produced in families, there is a need that they still have an authority that guarantees legal certainty, and the difficulties of establishing autonomy for their own decisions, all the result of a historical and social construction that established as parameters driving the conflict and adversarial litigation. It was noted, however, that mediation contributes to the construction of an important pathway for autonomy, being tuned to the demands of environmental education processing.
 

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  • IE - Doutorado em Educação Ambiental (Teses)