Culturas da infância nos espaços-tempos do brincar: estratégias de participação e construção da ordem social em um grupo de crianças de 4-6 anos

Borba, Angela Meyer

Abstract:

 
Este trabalho, fundamentado nos estudos da sociologia da infância, é resultado da tese de doutorado que teve como objetivo compreender como as crianças constituem suas culturas da infância, nas relações que estabelecem entre si e nas formas de ação social que constroem nos espaços-tempos do brincar. Neste recorte, inicialmente apresento as principais referências teóricas e a configuração metodológica da pesquisa. Em seguida, analiso a participação social das crianças no contexto da brincadeira coletiva, apontando as estratégias que elas utilizam para entrar em um grupo de brincadeira, assim como as ações de resistência ou aceitação às tentativas de entrada de uma criança.
 
Ce travail, fondé sur les principes centraux de la sociologie de l´enfance, s´inscrit dans le cadre d´une thèse de doctorat, dont l´objectif a été de comprendre comment les enfants constituent leurs cultures enfantines, dans les rapports qu’ils développent entre eux au sein des espaces et temps de jeu organisés par l´école. D´abord on présente les principales références théoriques et la configuration méthodologique de la recherche. Ensuite on analyse la participation sociale des enfants dans le contexte du jeu collectif, en identifiant les stratégies qu´ils utilisent pour entrer dans un groupe de jeu ainsi que les actions de résistance ou d´acceptation à l´entrée d´un enfant.
 

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