Abstract:
O presente trabalho tem por justificativa compreender como os professores
percebem a não aprendizagem, esse entendimento faz-se necessário entender para
poder lidar com essa temática, cada vez mais latente nas escolas. Os objetivos do
estudo são: compreender qual o pressuposto epistemológico que predomina na
prática docente dos professores de anos iniciais; interpretar como se consolidam os
processos de diagnóstico e seus encaminhamentos; e investigar quais as
estratégias elaboradas pela escola para trabalhar com alunos diagnosticados com
dificuldades de aprendizagem (DA) em sala de aula. A pesquisa possui caráter
qualitativo, sendo utilizado como método de coleta de dados o grupo focal e como
método de análise dos dados o Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). O contexto do
estudo é uma amostra representativa das escolas públicas da rede municipal de
ensino regular do Ensino Fundamental da zona urbana da cidade do Rio Grande,
RS. Os professores indicaram, em suas falas, indícios de uma concepção empirista,
apontando vestígios a respeito da transmissão de conhecimento, bem como
indicações de uma concepção construtivista. De modo geral, os professores
destacaram ao longo da interação a importância da família inserida no contexto
escolar e no que acontece na sala de aula com as crianças. Enfatizaram também
que ao longo de sua formação não tiveram conhecimentos que poderiam servir de
base para auxiliar em sua prática. Ao identificarem crianças com DA em sua sala de
aula, os professores relataram que os encaminham para um atendimento especifico
na escola, a sala de recursos. Desse modo, analisar as concepções dos professores
e fazê-los problematizar sobre sua prática pode ser uma estratégia para encarar e
diminuir o processo de não aprendizagem.
This study is intended to understand how teachers perceive non-learning; it is
necessary to understand it in order to deal with this issue increasingly latent in
schools. Thus, the objectives are: understanding which epistemological assumption
prevails in the teaching practice of teachers in early years; interpreting how the
processes of diagnosis and their referrals are consolidated; and investigating the
strategies developed by the school to work with students diagnosed with learning
disability (LD) in the classroom. The research has a qualitative character, using the
focus group as a method of data collection and the Collective Subject Discourse as a
method of data analysis. The context of the study is a representative sample of the
municipal regular elementary education public schools in the urban area of the city of
Rio Grande. Teachers showed in their reports indications of empiricism and pointed
traces of knowledge transmission, as well as indications of a constructivist
conception. In general, teachers highlighted the importance of family participation in
their children’s education, including what happens in the classroom. They also
highlighted that throughout their training there was no knowledge that could serve as
a basis to assist in their practice. Teachers also reported that when identifying
children affected with LD in the classroom, they were sent to have a specific
treatment at school, the resource room. Thus, analyzing the conceptions of teachers
and making them discuss about their practice was found to be a strategy to face and
reduce the process of non-learning.