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dc.contributor.advisor Alves, Francisco das Neves
dc.contributor.author Pereira, Nalde Jaqueline Corrêa
dc.date.accessioned 2016-08-01T13:55:42Z
dc.date.available 2016-08-01T13:55:42Z
dc.date.issued 2014
dc.identifier.citation PEREIRA, Nalde Jaqueline Corrêa. A imprensa como fonte para o ensino e a pesquisa em história: o caso de um jornal rio-grandino. 2014. 161 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em História) - Instituto de Ciências Humanas e da Informação. Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2014. pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/6253
dc.description.abstract Esta dissertação analisa uma das etapas da evolução do jornal Artista, publicado na cidade do Rio Grande, enfocando a sua gênese, transcorrida entre 1862 e 1863. Nessa época o periódico era uma pequena publicação semanal, voltada essencialmente aos artífices, de modo particular, e aos trabalhadores em geral, desenvolvendo uma construção discursiva específica que visava atingir tal público leitor. Ao estudar tal período, este trabalho busca abordar o periódico como um documento essencial para promover a pesquisa histórica e a partir dela desenvolver estratégias para o ensino da História. Nessa linha, o objetivo geral da dissertação é o de estudar a imprensa como importante fonte para o ensino e a pesquisa em História, e os objetivos específicos são os de analisar o ano inicial de existência do Artista como um típico representante da pequena imprensa; estudar os mais importantes componentes da construção discursiva do jornal e suas principais características editoriais; destacar conteúdos das páginas do periódico propícios à utilização em sala de aula; estabelecer estratégias de ensino usando as informações do Artista como fonte para o aprendizado da História; e promover, através da pesquisa-ação, estudos de caso acerca da aplicabilidade de textos do Artista como ferramentas para promover o ensino da História. pt_BR
dc.description.abstract This dissertation examines one of the stages of evolution of the Artista newspaper published in the city of Rio Grande focusing its genesis, elapsed between 1862 and 1863. At that time the journal was a small weekly publication, focused mainly to the craftsmen, in particular, and workers in general, developing a specific discursive construction aimed at achieving that readership. By studying this period, this work seeks to address the journal as an essential to promote historical research document and from it develop strategies for teaching History. In this line, the overall objective of the dissertation is to study the press as an important source for teaching and research in History, and specific objectives are to analyze the initial year of the Artista as a typical representative of the small press; study the most important components of the discursive construction of the newspaper and its main editorial features; highlight the contents of the pages that support use regular classroom; establish teaching strategies using information from the Artista as a source for learning History; and promote, through action research, case studies on the applicability of the Artista texts as tools to promote the teaching of History. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject História pt_BR
dc.subject Imprensa pt_BR
dc.subject Ensino pt_BR
dc.subject Pesquisa pt_BR
dc.subject Artista pt_BR
dc.subject Rio Grande pt_BR
dc.subject History pt_BR
dc.subject Press pt_BR
dc.subject Teaching pt_BR
dc.subject Search pt_BR
dc.title A imprensa como fonte para o ensino e a pesquisa em história: o caso de um jornal rio-grandino pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR


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