Show simple item record

dc.contributor.advisor Prado, Daniel Porciuncula
dc.contributor.author Macedo, Sabrina Meirelles
dc.date.accessioned 2016-08-10T01:18:24Z
dc.date.available 2016-08-10T01:18:24Z
dc.date.issued 2015
dc.identifier.citation MACEDO, Sabrina Meirelles. O teatro operário em Rio Grande como experiência de educação não-formal: relações de gênero na República Velha na obra “Amor e ouro”. 2015. 148 f. Dissertação (Mestrado Profissional em História) - Programa de Pós-Graduação em História. Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2015. pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/6290
dc.description.abstract O presente trabalho tem por objetivo analisar as questões de Gênero veiculadas a partir do teatro operário na cidade do Rio Grande, que nos anos iniciais do século XX foi um agente educativo relevante na organização do operariado local, e sua relação com a formação da consciência histórica dos sujeitos envolvidos nesta prática cultural. Para tal fim, realizar-se-á a análise da obra dramatúrgica Amor e Ouro (1906), de autoria da militante libertária Agostina Guizzardi, ativa intelectual do movimento operário, bem como de outros escritos desta e de outros militantes do operariado rio-grandino, buscando-se, assim, estabelecer um diálogo entre as muitas vozes que compunham esta prática educativa. Nesse contexto, esta pesquisa estabelecerá um diálogo entre História e Literatura, adotando como diretrizes norteadoras os pressupostos da Nova História Cultural, referencial teórico este que alargou o campo de pesquisa histórica, abrindo espaço para a inserção de novos sujeitos e outras fontes, entre elas, o texto literário. pt_BR
dc.description.abstract This paper intends to analyze the gender issues linked to the workers‟ theater in the city of Rio Grande, south of Brazil. This theater was a significant educational agent in the organization and formation of the local working class‟ historical consciousness‟s. Thus we analyze the dramaturgical work of Agostina Guizzardi, such as Amor e Ouro (1906) amongst other titles from local working class‟ militants, seeking thereby to establish a dialogue among the many voices that made up this educational practice. Agostina was a militant libertarian and an active intellectual of the workers‟ movement. In this context, this research establishes a dialogue between History and Literature. We adopt as guiding principles the assumptions of the New Cultural History, the theoretical referential which extended the field of historical research, making room for the inclusion of new subjects and other sources, including the literary text. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Gênero pt_BR
dc.subject Teatro operário pt_BR
dc.subject Consciência histórica pt_BR
dc.subject Literatura pt_BR
dc.subject História pt_BR
dc.subject Gender pt_BR
dc.subject Workers' theater pt_BR
dc.subject Historical consciousness's pt_BR
dc.subject Literature pt_BR
dc.subject History pt_BR
dc.title O teatro operário em Rio Grande como experiência de educação não-formal: relações de gênero na República Velha na obra “Amor e ouro” pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • ICHI - Mestrado Profissional em História
  • Show simple item record