Abstract:
A ciência, alicerçada por seu método, suas técnicas, suas demonstrações e suas descobertas, desde sua emergência no século XVII, tem estado em pauta nas discussões sobre a produção do conhecimento. Por suas características – dogmática, quantificável, experimental e determinista –, a ciência constitui o campo de conhecimento que foi o grande regime de verdade na episteme da modernidade. Diferentes formas de conceber a ciência foram produzidas por estudiosos, filósofos e cientistas, como René Descartes, Francis Bacon, Paul Feyerabend, entre outros. Como campo teórico utilizamos os estudos de Michel Foucault. Partindo desses entendimentos, essa tese tem como objetivo investigar e problematizar o discurso de ciência produzido por seis grupos de cinco universidades do Rio Grande do Sul pertencentes à Rede Nacional de Educação e Ciência: Novos Talentos da Rede Pública (RNEC/NT). Essa Rede existe há quase 20 anos e é composta por grupos de pesquisadores de diferentes universidades, instituições de pesquisa e institutos federais do país e visa a melhoria das condições de ensino de ciências a jovens carentes de todo o país, desenvolvendo metodologias que facilitam o aprendizado e desmistifiquem a ciência. Os grupos dessa Rede desenvolvem atividades como cursos para professores e estudantes da Educação Básica e estágios em laboratórios de pesquisa para o mesmo público alvo. Para a produção dos dados, foram realizadas visitas aos seis grupos analisados, nas quais foram feitas entrevistas com coordenadores e monitores dos grupos e foi feito o acompanhamento de um curso para professores e/ou estudantes de Educação Básica de cada grupo. Essas entrevistas e o curso observado foram gravados em vídeo e transcritos na forma de texto. Como metodologia de análise utilizamos conceitos da análise de discurso foucaultiano como discurso, enunciado e enunciação. Verificamos que há um discurso inicial de ciência na emergência da RNEC/NT pautado em três enunciados: fazer ciência envolve um caminho e a geração de produtos “novos” publicáveis; a formação do cientista na díade inatismo e empirismo; formação de cientistas pela inclusão social. Esse discurso inicial é atualizado nos grupos pesquisados por meio de diferentes enunciações que enfocam tanto um entendimento de ciência pelo uso do método científico, do empirismo e da razão, quanto um afrouxamento no entendimento de ciência ao vinculá-la à educação e ao questionamento do que é dado como naturalizado e verdadeiro, o que parece ter afinidade com as configurações ditas líquidas da contemporaneidade. Em relação aos cursos, para a maioria dos grupos, o discurso científico é vinculado aquele produzido no espaço do laboratório com suas técnicas e padrões, típico do entendimento moderno. Nesses cursos vemos ainda aparecer um modo de trabalhar, ensinar e apresentar essa ciência para os professores ou estudantes participantes, mostrando a presença de um discurso pedagógico atrelado ao científico. Como resultado, defendemos a tese de que há uma diversidade discursiva sobre a ciência nos grupos do sul da RNEC/NT que, ao ser atualizada e colocada em operação, é interpelada por elementos de um discurso pedagógico.
Science, supported by its method, techniques, demonstrations and findings, since its emergence in the seventeenth century, has been on the agenda in discussions about the production of knowledge. Due to its characteristics - dogmatic, quantifiable, experimental and deterministic - science is the field of knowledge that was the great truth regime in episteme of modernity. Different ways of conceiving science were produced by scholars, philosophers and scientists, such as René Descartes, Francis Bacon, Paul Feyerabend, among others. We used Michel Foucault‟s studies in the theoretical framework. Based on these understandings, this thesis aims to investigate and problematize the discourse of science produced by six groups of five universities belonging to the Education and Science National Network: New Talents of Public System (RNEC/NT) of Rio Grande do Sul State. This Network has existed for nearly 20 years and consists of research groups from different Universities, Research Institutions and Federal Institutes of the country. The RNEC/NT seeks improving the conditions of teaching science to underprivileged youths across the country, developing methodologies that facilitate learning and unveil science. The groups of this network develop activities such as courses for teachers and students from the Basic Education System and internships in research laboratories for the same target audience. For the production of data, visits to the six analyzed groups were made, in which interviews were conducted with coordinators and monitors of the groups. Also, one course for teachers and/or students from Basic Education of each group was monitored. These interviews and the observed course were videotaped and transcribed in text form. For the methodology of analysis, concepts of Foucault's discourse analysis were used as discourse, statement and enunciation. We found that there is an initial discourse of science in the emergence of RNEC/NT ruled in three statements: doing science involves a path and the generation of "new" publishing products; the formation of the scientists in the innatism and empiricism dyad; the formation of scientists by social inclusion. This initial discourse is updated in the investigated groups by different enunciations that focus both on an understanding of science by the use of the scientific method, empiricism and reason, and on a relaxation in the understanding of science by linking it to the education and to the question of what is given as naturalizedand true, which seems to be connected with the so-called liquid settings of contemporaneity. Regarding the courses, for most groups, the scientific discourse is linked to that produced in the lab space with its techniques and patterns, typical of the modern understanding. Still, in these courses we notice the appearance of a way of working, teaching and presenting this science for teachers or students participating, showing the presence of a pedagogical discourse linked to the scientific. As a result, we defend the thesis that there is a discursive diversity about science in the southern groups of RNEC/NT that, when updated and put into operation, is questioned by elements of a pedagogical discourse.