A formação em educação ambiental na ênfase em gestão de patrimônio socioambiental do curso de História - Bacharelado da Universidade Federal do Rio Grande

Pedruzzi, Alana das Neves

Abstract:

 
A presente dissertação de mestrado teve como fenômeno de estudo a Ênfase em Gestão do Patrimônio Socioambiental do curso de História Bacharelado da Universidade Federal do Rio Grande – FURG, buscando compreender o processo de constituição e desenvolvimento desta Ênfase e suas articulações com a Educação Ambiental. Para tanto, foram elencadas três hipóteses: (a) a Ênfase em Gestão do Patrimônio Socioambiental do curso de Bacharelado em História da FURG não é estruturada e nem desenvolvida a partir das emergências da crise estrutural da qual a crise ambiental é um aspecto latente; (b) os saberes desenvolvidos na Ênfase não possibilitam que o egresso desenvolva a criticidade e a formação necessária para o cumprimento de sua função socioambiental; (c) a Educação Ambiental desenvolvida na Ênfase em Gestão do Patrimônio Socioambiental do curso de História – Bacharelado da Universidade Federal do Rio Grande – FURG não é expressão de uma ciência que se pretenda a serviço da classe trabalhadora e que se proponha a encarar os desafios das questões impostas pela crise ambiental. Em decorrência destas, foi desenvolvido um objetivo geral e três objetivos específicos, sendo eles: (a) Entender as condições sociais de crise ambiental em meio as quais surge a necessidade de gestores do patrimônio socioambiental; (b) Analisar os aspectos teóricos do campo da Educação Ambiental e a compreensão de ciência presentes na formação dos gestores do patrimônio socioambiental; (c) Identificar, no Projeto Pedagógico do curso de História Bacharelado, os aspectos políticos que demonstrem a função social do egresso. Ainda no sentido de atender ao objetivo geral foram organizadas quatro questões de pesquisa, a saber: (a) Quais as emergências da necessidade de criação da Ênfase em Gestão do Patrimônio Socioambiental no curso de História - Bacharelado da Universidade Federal do Rio Grande - FURG? (b) Que perspectiva de Educação Ambiental tem os professores da Ênfase em Gestão do Patrimônio Socioambiental do curso de História - Bacharelado da Universidade Federal do Rio Grande - FURG? (c) Que compreensão de ciência e de Educação Ambiental está vinculada à formação dos egressos da Ênfase em Gestão do Patrimônio Socioambiental do curso de História - Bacharelado da Universidade Federal do Rio Grande - FURG? (d) Quais saberes são fundamentais na formação dos gestores do patrimônio socioambiental para que compreendam os fundamentos da crise que faz emergir a necessidade da função social de tal ênfase? Nesta pesquisa foram utilizados, prioritariamente, os referenciais teóricos e epistemológicos com vinculação à compreensão de mundo marxista. Após o processo de revisão bibliográfica foram desenvolvidas entrevistas semi-estruturadas com sete professores atuantes na ênfase em estudo. Na sequência, para apreciação das informações, foi utilizado o referencial metodológico da Análise de Conteúdo de Laurence Bardin. Concluiu-se no processo de pesquisa que a ênfase se relaciona com a oferta de novas possibilidades de atuação profissional do historiador gestor. Bem como os saberes desenvolvidos na ênfase possibilitam parcialmente a constituição da criticidade dos egressos. Por fim, a Educação Ambiental desenvolvida na ênfase não pode, em sua totalidade, estar a serviço da classe trabalhadora, pois está circunscrita, no presente momento histórico, aos limites do Capital.
 
This master thesis was to study the phenomenon Emphasis in Management of Environmental Heritage History course Bachelor of Universidade Federal do Rio Grande - FURG, trying to understand the process of formation and development of this emphasis and their links to environmental education. For this, three hypotheses were listed: (a) Emphasis on Management of Environmental Heritage Bachelor Degree course FURG History is unstructured and not developed from the emergency structural crisis which the environmental crisis is a latent aspect; (b) the knowledge developed in emphasis not enable the egress develop criticality and the training necessary for the fulfillment of its social and environmental role; (c) Environmental Education developed in emphasis in Management of Environmental Heritage History course - Bachelor of Universidade Federal do Rio Grande - FURG is not the expression of a science that is to be the service of the working class and that it proposes to address the challenges the issues imposed by the environmental crisis. As a result of these, we developed a general goal and three specific objectives, namely: (a) Understand the social conditions of environmental crisis amid which arises the need for managers of environmental heritage; (b) analyze the theoretical aspects of the field of environmental education and understanding of science in the training of managers of the environmental heritage; (c) identify, within pedagogical project of the course Bachelor of History, political aspects that demonstrate the social function of egress. In order to further meet the overall goal held four research questions, namely: (a) What are the emergencies of the need for creation of emphasis in Environmental Heritage Management in the course of History - Bachelor of Universidade Federal do Rio Grande - FURG? (b) What prospect of environmental education have teachers Emphasis in Management of Environmental Heritage History course - Bachelor of Universidade Federal do Rio Grande - FURG? (c) understanding of science and environmental education is linked to the formation of graduates of Emphasis in Management of Environmental Heritage History course - Bachelor of Universidade Federal do Rio Grande - FURG? (d) What knowledge is fundamental in the formation of the managers of the environmental heritage so that they understand the fundamentals of crisis that brings out the need for the social function of such an emphasis? In this research were used primarily theoretical and epistemological frameworks to link to the understanding of Marxist world. After the process of literature review were developed semi-structured interviews with seven teachers working in the emphasis on study. Following, for assessing data, we used the methodological framework of Laurence Bardin Content Analysis (1977). It was concluded in the research process that the emphasis relates to the supply of new possibilities of professional performance manager historian. And the knowledge developed in emphasis partly enable the creation of criticality of the graduates. Finally, environmental education developed in emphasis can not, in its entirety, be at the service of the working class, because it is limited, in this historical moment, the limits of Capital.
 

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  • IE - Mestrado em Educação Ambiental (Dissertações)