Revitalização dos saberes e práticas Kaingang sobre as plantas tradicionais como proposta de educação ambiental na terra indígena Ligeiro

Emiliano, Darci

Abstract:

 
O presente trabalho objetiva investigar a Revitalização dos Saberes e Práticas Kaingang Sobre as Plantas Tradicionais como Proposta de Educação Ambiental na comunidade Terra Indígena de Ligeiro no município de Charrua - RS. Trata-se de uma pesquisa de campo que busca melhor compreender o que provocou o abandono e esquecimento desses saberes, bem como possíveis alternativas teóricas e práticas para que a revitalização dos saberes culturais ancestrais seja realizada. Justifica-se pelo fato da utilização de plantas medicinais para o tratamento de enfermidades estar enraizada nas culturas indígenas e poder assim suprir, em parte, a deficiente atenção à saúde e as realidades da fome em muitas T.I. Foram realizadas visitas a campo para análise da situação atual e coleta de informações, com aplicação de entrevistas com vários indígenas, bem como com kujà e curandeiras; se implantou um horto medicinal com várias plantas, ervas e se distribuíram mudas de plantas frutíferas nativas. Para este projeto, dois alunos indígenas do IFRS - Campus Sertão atuaram na implantação deste Horto, assim como outros alunos indígenas da Escola Estadual Indígena de Ensino Médio Fág Mág (Pinheiro Grande) trabalharam e apoiaram na execução dessa ação. Através da realização de fotos e vídeos, foram analisadas também as expressões atuais da cultura Kaingang na conjuntura, os elementos significativos que estão guardados ao longo das gerações e apontamos os desafios de permanecer na comunidade e revitalizar com sustentabilidade os saberes e práticas Kaingang, sempre com um olhar incondicional pela natureza. Foram sistematizadas as denominações específicas da cada planta, em correspondência com seu nome científico e com o seu nome tradicional da cosmologia dual Kaingang (kam e kanhru). Conclui-se a partir dessa investigação que houve efetivamente o abandono e a falta de valorização de saberes e práticas relacionadas com a educação ambiental, pelas pressões da sociedade branca, o desejo de alguns indígenas de ser moderno e aceito na sociedade branca e pela ausência de trabalho de um educador ambiental. As iniciativas de revitalização são possíveis; o uso de plantas e alimentos tradicionais estão relacionadas com atividades que precisam ser vivenciadas primordialmente na escola, na relação com os kujà tradicionais e no desenvolvimento de projetos específicos e na motivação permanente para a responsabilidade ambiental, preservando a cultura e os costumes Kaingang que ainda são preciosos, especialmente na promoção da saúde da comunidade
 
This paper aims to investigate the Revitalization of Knowledge and Practices Kaingang About Traditional Plants like Proposal for Environmental Education in Indigenous community of Light in the municipality of Plough - RS. It is a field of research that seeks to better understand what caused the abandonment and neglect of this knowledge and possible theoretical and practical alternatives to the revitalization of ancestral cultural knowledge is performed. Is justified by the fact that the use of medicinal plants for the treatment of diseases be rooted in indigenous cultures and thus be able to meet, in part, poor health care and the realities of hunger in many IT were conducted field visits to review the situation Current and information gathering, applying for interviews with various indigenous as well as Kuja and healers; if you implemented a medicinal garden with various plants, herbs and distributed saplings of native fruit trees. For this project, two indigenous students IFRS - Campus Hinterland acted in the implementation of this Horto, as well as other indigenous students of the Indian State School of East Fág Mág Education (Pinheiro Grande) worked and supported the implementation of this action. By carrying out photos and videos, were also analyzed the current expressions of Kaingang culture in context, the significant elements that are stored over the generations and pointed out the challenges to remain in the community and revitalize with sustainability knowledge and practices Kaingang with ever an unconditional looking by nature. Systematized the specific names of each plant, in correspondence with its scientific name and the name of its traditional dual Kaingang cosmology (Kame and kanhru). It is concluded from this investigation that there was effectively abandoned and the lack of appreciation of knowledge and practices related to environmental education, the pressures of white society, the desire of some Indians to be modern and accepted in white society and the absence of Work an environmental educator. The revitalization initiatives are possible; the use of plants and traditional food are related to activities that need to be experienced primarily in school, compared with traditional Kuja and the development of specific projects and the permanent motivation to environmental responsibility, preserving the culture and customs that are still Kaingang precious, especially in promoting community health.
 
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  • IE - Mestrado em Educação Ambiental (Dissertações)