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dc.contributor.advisor Paulitsch, Vivian da Silva
dc.contributor.author Pinto, Samantha Ávila
dc.date.accessioned 2016-09-12T12:42:00Z
dc.date.available 2016-09-12T12:42:00Z
dc.date.issued 2016
dc.identifier.citation PINTO, Samantha Ávila. Arquitetura e patrimônio no ensino de história: uma leitura a partir da igreja Nossa Senhora do Carmo. 2016. 137 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em História) - Instituto de Ciências Humanas e da Informação, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2016. pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/6518
dc.description.abstract A presente investigação se insere na linha de pesquisa História, pesquisa e vivências de ensino aprendizagem. Buscamos defender a ideia de que o estudo da Educação Patrimonial através da arquitetura se constitui como campo de possibilidades para a (re) significação do ensino de História e da compreensão da história local e, por conseguinte da história de cada indivíduo. A pesquisa justifica-se em virtude da relevância que os bens arquitetônicos têm a contribuir no ensino de História, no entendimento dos processos de mudanças e transformações pelos quais passa o local que esta se encontra. Suas modificações estruturais, usos e desusos são como páginas escritas e expostas a céu aberto, para todo aquele que queira observar e investigar o possa e o faça. Ressaltamos a utilização da abordagem de cunho qualitativo, com foco nos processos apresentados na metodologia da Educação Patrimonial, difundida no Brasil por Horta, sendo a presente investigação uma possibilidade que se integra aos já conhecidos caminhos que percorrem as atividades de Educação Patrimonial nas escolas. A partir da pesquisa histórica acerca da Igreja do Carmo, bem arquitetônico do Rio Grande, desenvolveram-se oficinas patrimonias com 35 alunos do Ensino Fundamental II, a fim de que os objetivos propostos através da educação patrimonial fossem alcançados e por fim disponibilizar a educadores e pesquisadores da área, os resultados, a pesquisa e o material paradidático elaborado a partir das ações da pesquisa. pt_BR
dc.description.abstract This research fits into the line of research history, research and teaching and learning experiences. We seek to defend the idea that the study of heritage education through architecture is constituted as a field of possibilities for (re) History teaching meaning and understanding of local history and therefore the history of each individual. The research is justified because of the relevance of the architectural goods have to contribute to the teaching of history, the understanding of change and transformation processes through which passes the place this is. Its structural modifications, uses and disuses are like pages written and exposed in the open for everyone who wants to observe and investigate the can and does. We emphasize the use of qualitative nature approach, focusing on the methodology of heritage education, known in Brazil by Horta, and this research is a possibility that integrates with known paths through the activities of heritage education in schools. From the historical research about the Carmo Church, and architectural Rio Grande, evolved patrimonial workshops for 35 elementary school students, so that the proposed objectives through heritage education were met and finally available to educators and researchers, the results, the research and the product made from the research activities. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Ensino de história pt_BR
dc.subject Patrimônio pt_BR
dc.subject Igreja do Carmo pt_BR
dc.subject Arquitetura pt_BR
dc.subject Teaching of history pt_BR
dc.subject Heritage pt_BR
dc.subject Our Lady of Mount Carmel church pt_BR
dc.subject Architecture pt_BR
dc.title Arquitetura e patrimônio no ensino de história: uma leitura a partir da igreja Nossa Senhora do Carmo pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR


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