Estratégias de implementação do processo de enfermagem: contribuições de estudantes de enfermagem nos ambientes de prática de ensino e assistência

Figueiredo, Paula Pereira de

Abstract:

 
Diante das dificuldades de implementação do Processo de Enfermagem (PE) num Hospital Universitário (HU), teve-se como objetivo geral nesta pesquisa problematizar o trabalho da enfermagem numa Unidade de Clínica Médica (UCM) e as dificuldades de implementação do PE, sob a ótica de estudantes do Curso de Enfermagem, a partir do estímulo ao seu protagonismo para a transformação da realidade social em que se inserem. Utilizou-se a Metodologia da Problematização (MP), sendo o Arco de Maguerez a estratégia de coleta de dados, a qual aconteceu de outubro/2012 a fevereiro/2013. Essa metodologia contempla cinco etapas: observação da realidade; pontos-chave; teorização; hipóteses de solução e aplicação à realidade. Participaram diretamente da pesquisa 15 estudantes e, indiretamente, oito enfermeiras da UCM. Ao todo, foram realizados oito Encontros de Problematização, que foram gravados em equipamentos de áudio e vídeo, mediante o consentimento dos participantes.As informações foram transcritas e analisadas a partir da análise textual discursiva, à medida que os encontros foram realizados.A observação da realidade demonstrou potenciais e fragilidades no trabalho das enfermeiras, salientando que falta a Sistematização da Assistência de Enfermagem e que o PE não é usado para orientar o seu trabalho. Na etapa de teorização, refletiu-se sobre os conceitos de subjetividade capitalística e processos de singularização, o que serviu de subsídio para a construção de estratégias de organização e mediação do trabalho, com enfoque na sua divisão; em normas, rotinas e fluxos; dimensionamento de pessoal; informatização; diálogo; educação permanente/continuada/em saúde e “intervenção” do Estado. Essas estratégias foram apresentadas a cinco enfermeiras na etapa de aplicação à realidade, obtendo-se a validação de algumas e a refutação de outras, com certa resistência das enfermeiras sobre as características do trabalho observadas pelos estudantes. A partir de situações do trabalho discutidas com os estudantes, verificou-se a manifestação individual do desejo, o desenvolvimento de uma revolução molecular e a construção de agenciamentos como processos de singularização presentes na contribuição deles para a implementação do PE. Chegou-se à conclusão de que o estudante de enfermagem não quer se adaptar a quadros preestabelecidos que reforcem as dificuldades de implementação do PE, já que contesta o dimensionamento de pessoal, a organização do trabalho da enfermagem e de outros serviços do hospital, bem como a adaptação da enfermeira e o interesse da gestão hospitalar no PE. Concluiu-se, também, que é preciso tornar consciente a presença e a influência da subjetividade capitalística no trabalho, para que o PE seja operacionalmente pensado e vivido por trabalhadores e estudantes, no HU. Ademais, a MP conseguiu aliar potenciais benefícios aos estudantes, à prática assistencial e à ciência da enfermagem, já que contemplou o retorno dos resultados à realidade de onde o problema foi extraído. Portanto, foi possível confirmar a tese de que os estudantes são capazes de contribuir com estratégias para a implementação do PE, pois são formadores de opinião, sujeitos de ação e de transformação e têm o desejo de fazer uma enfermagem melhor e diferente, com mais autonomia, crítica e reflexão no seu processo de trabalho.
 
Given the difficulties in the implementation of the Nursing Process (NP) in a university hospital (UH), this study aimed at problematizing the Nursing work carried out in a Medical Clinic Unit (MCU) and the difficulties in the implementation of the NP in the views of Nursing students so that their participation in the process could transform the social reality they are involved with. The Methodology of Problematization (MP) was used and Maguerez’s Arch was applied to collect data from October 2012 to February 2013. This methodology comprises five steps: observation of reality; key points; theorization; hypotheses of solutions; and application to reality. Fifteen students participated in the research directly whereas eight MCU nurses took part in it indirectly. Eight Problematization Meetings were held and videorecorded with the agreement of the participants. Discursive textual analysis was applied to transcribed data as the meetings happened. The observation of reality showed some strengths and weaknesses of nurses’ work and emphasized that there is no Systematization of Nursing Assistance and that the NP is not used to guide their work. In the theorization step, concepts of capitalistic subjectivity and processes of singularization were reflected upon. It supported the construction of work organization and mediation strategies with emphasis on its division, on norms, routines and flows, on the size of the staff, on computer systems, on dialogue, on in-service programs in health and on the “intervention” of the State. These strategies were shown to five nurses in the step “application to reality”; some were validated and others were refused. Besides, the nurses had some resistance regarding the characteristics of the work observed by the students. Based on work situations discussed with the students, they showed their individual desire, the development of a molecular revolution and the construction of intermediation as processes of singularization in their contribution to implement the NP. One of the conclusions of this study is that Nursing students do not want to adapt to preestablished frames that accentuate the difficulties in the implementation of the NP, since they question the size of the staff, the organization of Nursing work and other services in the hospital, besides the nurses’ adaptation and interest in the hospital management in the NP. Another conclusion is that the presence and the influence of capitalistic subjectivity in work must become conscious so that the NP can be thought of and experienced by workers and students in the UH. In addition, the MP could bring potential benefits to the students, to the assistencial practice and to the Nursing Sciences because it made results be applied to the reality where the problem had come from. Therefore, students, along with their strategies, were confirmed to contribute to the implementation of the NP, since these opinion makers are subjects who act, transform and wish to make Nursing better and different, with more autonomy, criticism and reflection upon its work process.
 
Dadas las dificultades de aplicación del Proceso de Enfermería (PE) en un Hospital Universitario (HU), este estudio tuvo como objetivo general en esta investigación, problematizar el trabajo de la enfermería en la Unidad de Clínica Médica (UCM) y las dificultades de aplicación del PE,bajo la óptica delos estudiantes de Enfermería, partiendo del estímulo a su protagonismo para la transformación de la realidad social en la que viven. Fue utilizada la Metodología de la Problematización (MP), siendo el Arco de Maguerez la estrategia de recolección de datos, que se celebró de Octubre/2012 a febrero/2013. Esta metodología incluye cinco pasos: observación de la realidad; puntos clave; teorización;hipótesis de soluciones y aplicación a la realidad. Participaron directamente de la investigación 15 estudiantes y, de manera indirecta, ocho enfermeras de UCM. En total, se celebraron ocho Encuentros de Problematización, los cuales fueron registrados en el equipo de audio y video, con el consentimiento de los participantes. Los datos fueron transcritos y analizados a partir del análisis textual discursiva, al paso que se llevaron a cabo las reuniones. La observación de la realidad indicó potenciales y deficiencias en el trabajo de las enfermeras, y señaló que la falta de Sistematización de la Asistencia de Enfermería y que el PE no se utiliza para guiar su trabajo. En la etapa de teorización, se refleja cerca de los conceptos de subjetividad y procesos de singularización,lo que sirvió como un subsidio para la construcción de estrategias de organización y de mediación del trabajo, centrándose en su división; en normas, rutinas y flujos; dimensionamiento de personal; informatización; diálogo; educación permanente / continua en salud y "intervención" del Estado. Estas estrategias fueron presentados a cinco enfermeras en el paso de aplicación de la realidad, obteniendo la validación de algunas y la refutación de otras, con cierta resistencia de los enfermeros sobre las características del trabajo observadas por los estudiantes. A partir de las situaciones de trabajo discutidos con estudiantes, fue verificada la manifestación individual del deseo, el desarrollo de una revolución molecular y la construcción de los conjuntos como procesos de singularización presentes en la contribución de ellos para la implementación del PE. Llegó a la conclusión de que el estudiante de enfermería no quiere adaptarse a las tablas predeterminadas que refuerzan las dificultades de aplicación del PE, ya que contesta el dimensionamiento de personal, la organización del trabajo de enfermería y otros servicios hospitalarios, así como la adaptación de la enfermera y el interés en la gestión hospitalaria en el PE. También llegase a la conclusión de que es necesario tomar conciencia de la presencia e influencia de la subjetividad capitalística en el trabajo, para que el EP sea operacionalmente pensado y vivido por los trabajadores y estudiantes, en el UH. Por otra parte, la MP consiguió combinar los potenciales beneficios para los estudiantes, a la práctica asistencial a la ciencia de la enfermería, ya que contempló la devolución de los resultados a la realidad de donde se extrajo el problema. Por lo tanto, fue posible confirmar la tesis de que los estudiantes sean capaces de contribuir a las estrategias para la aplicación del PE, ya que marcan tendencias, sujeto de la acción y la transformación y tienen el deseo de hacer una enfermería mejor y diferente, con más autonomía, crítica y reflexión en su proceso de trabajo.
 

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  • EENF – Doutorado em Enfermagem (Teses)