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dc.contributor.advisor Senna, Adriana Kivanski de
dc.contributor.advisor Matos, Júlia Silveira
dc.contributor.author Faria, Simone Gomes de
dc.date.accessioned 2016-11-14T12:22:48Z
dc.date.available 2016-11-14T12:22:48Z
dc.date.issued 2016
dc.identifier.citation FARIA, Simone Gomes de. A formação de professores de história na pós-redemocratização 1980-2013: um estudo de educação comparada Brasil e Uruguai. 2016. 404 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em História) - Instituto de Ciências Humanas e da Informação, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2016. pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/6683
dc.description.abstract O presente trabalho tem como escopo central aferir as concepções dos professores de História sobre as relações entre pesquisa e docência. A investigação apresenta uma natureza descritiva e sua abordagem é qualitativa. Desta forma, o eixo temporal compreende entre 1980 até 2013, período após a redemocratização do Brasil e do Uruguai; e o recorte espacial para o estudo foi na Universidade Federal do Rio Grande/FURG situada no Brasil, e no Instituto de Profesores ―Artigas‖ /IPA localizado na capital do Uruguai. O método aportado para a consecutividade deste trabalho é a Educação Comparada que servirá de base para que possamos ampliar o nosso olhar em torno do nosso objeto historiográfico. Seguindo essa linha de pensamento, pretendemos inicialmente fazer uma descrição dos dados pedagógicos para que seja viável um entrelaçamento dos dados históricos, políticos, econômicos e sociais, e depois de observadas as semelhanças e as diferenças faremos um enlaçamento sincronizado consoante a perspectiva teórica do método comparativo de Bereday para obtenção de conclusões contundes ao redor das categorias da natureza histórica: a explicação e a evidência. O nosso objeto de investigação pretende aferir como se dá a relação entre a pesquisa e a docência no Brasil e no Uruguai no Ensino de História. O procedimento da operação metodológica será cerceado pelo uso da História Oral para observarmos as singularidades específicas de cada contexto. Inegavelmente se pode afirmar que a História da Educação, na América Latina, se encontra conectada, não obstante, devemos expor as singularidades de cada um dos países em um dado momento histórico. Assim sendo, os países apresentaram particularidades na formação dos professores universitários e terciários de História que serão delineadas à medida que esta narrativa for sendo desvelada. pt_BR
dc.description.abstract El presente trabajo tiene el escopo central compreender las concepciones de los professores de História sobre la relación entre la investigación y la enseñanza. La investigación presenta un carácter descriptivo y su enfoque es cualitativo. De esta manera, el eje de tiempo comprende entre 1980 hasta 2013, el período después de la redemocratización de Brasil y Uruguay; y el recorte de espacio para el estudio fue en la Universidad Federal de Río Grande/FURG sitiada en Brasil y el Instituto de Profesores "Artigas" /IPA ubicado en la capital de la República Oriental del Uruguay. El método acoplado para la consecutividade desde trabajo es la Educación comparada como base para nosotros para ampliar nuestra mirada alrededor de nuestro objeto historiográfico. Siguiendo esta línea de pensamiento, tenemos la intención de hacer inicialmente una descripción de la información pedagógica para ser viable un entretejido de datos históricos, políticos, económicos y sociales, y después de observar las similitudes y diferencias que hacemos una unión sincronizada dependiendo de la perspectiva teórica del método comparativo Bereday obtener contundes conclusiones en torno de las categorías de la naturaleza histórica: la explicación y las evidencias. Nuestro trabajo desea analizar la relación entre la investigación e la docência em el Brazil y Uruguay en la Enseñanza de História. El procedimiento metodológico de la operación será reducido por el uso de la Historia Oral para observarmos las peculiaridades específicas de cada contexto. Sin duda se puede decir que la Historia de la Educación en América Latina, está conectado, a pesar, debemos exponer las singularidades de cada uno en un determinado momento. Por lo tanto, los países tenían particularidades en la formación de los profesores universitários e terciarios de Historia que le serán indicados en la medida en que esta narrativa es develada. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Formação de professores de História pt_BR
dc.subject Ensino de História pt_BR
dc.subject Educação comparada pt_BR
dc.subject História oral pt_BR
dc.subject Ensino superior e terciário pt_BR
dc.subject La formación del profesorado de Historia pt_BR
dc.subject Enseñanza de Historia pt_BR
dc.subject Educación comparada pt_BR
dc.subject La enseñanza universitária y terciaria pt_BR
dc.title A formação de professores de história na pós-redemocratização 1980-2013: um estudo de educação comparada Brasil e Uruguai pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR


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  • ICHI - Mestrado Profissional em História
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