Abstract:
Nesta pesquisa buscamos compreender se a formação dos futuros professores de física apresenta em seus quadros curriculares conhecimentos referentes às Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), assim como, compreender como esses recursos deveriam ser problematizados na formação inicial desses profissionais. Delimitou-se como objetivo geral compreender como os cursos de graduação potencializam a inserção e apropriação das TIC na formação inicial de professores de Física. Partimos da hipótese de que os cursos de formação de professores de Física das Universidades Federais do estado do Rio Grande do Sul estão proporcionando poucos momentos que possibilitam problematizar as TIC durante a formação do educador, o qual não estaria percebendo a importância desses recursos e dos conhecimentos inerentes a eles, bem como a contribuição que possibilitam à prática educativa. Desse modo, essa investigação está focada na formação do futuro professor de Física da Educação Básica para o uso das TIC. Para isso, focalizamos a investigação nos cursos de licenciatura em Física da FURG, UFPEL, UNIPAMPA-Bagé, UFSM e UFRGS, em que analisamos os projetos pedagógicos desses cursos (PPC) e realizamos entrevistas e questionários online aos professores formadores dessas instituições. Para análise dos dados quantitativos que emergiram da análise das disciplinas dos cursos, utilizamos a Estatística Descritiva, e para o tratamento dos dados qualitativos, retirados dos PPC e dos colaboradores da pesquisa (professores formadores) utilizamos a Análise Textual Discursiva (ATD). A Estatística Descritiva forneceu indicações da forma que as TIC são inseridas nos cursos de formação de professores das Universidades analisadas. As grades curriculares apresentaram disciplinas em que as TIC se apresentam de acordo com quatro categorias: disciplinas de técnicas computacionais ou de informática, disciplinas específicas de conteúdos, disciplinas que problematizam as TIC para o ensino e disciplinas integradoras. Com a ATD, identificamos os principais desafios para essa formação, enfrentados pelos cursos de formação de professores, a partir dos discursos dos professores formadores no Ensino Superior, o que nos levou a três categorias: As TIC como ferramentas auxiliares à prática do professor: o desafio dos cursos de formação em proporcionar diferentes momentos de inserção das TIC durante a formação inicial de
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professores; o desafio dos cursos de formação de professores em aliar teoria e prática profissional; a inserção das TIC na formação inicial de professores perpassa pela incorporação de pesquisas e por questões a respeito da formação continuada dos professores formadores. Esta pesquisa corroborou com a necessidade de pensarmos em uma estrutura formativa menos fragmentada, em que as TIC – e não só elas –, sejam discutidas em diferentes contextos e ambientes, de forma a perpassar o PPC do curso.
In the present work, our goal is to realize if the training of future Physics teachers introduces in their curricula grades the knowledge regarding Information and Communication Technologies (ICT), as well as understand how these resources should be treated as a problem in the teacher initial training. We had delimited our investigation with primary goal to discover whether these training courses, at undergraduate level, include the knowledge regarding ICT in their curricular groundwork, as well as to understand what challenges these courses have to provide such training with quality. Our work hypothesis is that Physics teachers training courses of Federal Universities in Rio Grande do Sul are providing few moments that allow discussion about ICT for teachers' education, which would not be realizing the importance of these resources and knowledge inherent to them, as well as the contribution that enable the educational practice . Thus, this research is focused on educating future Physics teachers at Basic Education level to the ICT use. In order to do this, we focus our research in undergraduate degree Physics courses at five universities, which had the pedagogical projects of these courses (PPC) analyzed and applied online interviews and questionnaires to teachers trainers in these institutions. In order to analyze the quantitative data that emerged from the analysis of academic courses, we use the Descriptive Statistics, and for the treatment of qualitative data taken from PPC and search partners (forming teachers) we use the Textual Discourse Analysis (ATD). The Descriptive Statistics provided indications of the way that ICT is incorporated in the training courses for teachers of the universities analyzed. The curricula presented subjects where ICT are presented according to four categories: disciplines of computational techniques or computer specific content disciplines, disciplines which problematize ICT for teaching and integrative disciplines. With the ATD, we identify the main challenges for such training, facing teacher training courses, from the speeches of former teachers in higher education, which led us to three categories : ICT ancillary to the practice of teacher tools: challenge of training courses to provide different points of insertion of ICT during initial teacher education, the challenge of training courses for teachers in combining theory and professional practice, the integration of ICT in initial
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teacher goes through the incorporation of research and by questions about the continuing education of teacher educators. This research confirmed the need to think of a less fragmented structure formation, in which ICT - and not only them - are discussed in different contexts and environments, in order to permeate the entire training course.