Abstract:
Este artigo aborda aspectos teóricos que norteiam o Projeto Educação
Patrimonial, além de apresentar a forma como o mesmo vem sendo
trabalhado nos últimos seis anos. Em 2010 o projeto recebeu a
denominação Projeto Educação Patrimonial VI: Memórias da Rua,
contando com apoio da Diretoria de Patrimônio da Secretaria Municipal de
Cultura de Londrina-PR e financiamento do Programa Municipal de
Incentivo à Cultura – PROMIC. Esta iniciativa vem sendo desenvolvida,
ininterruptamente, desde 2005, demonstrando o interesse público pelo
tema e garantindo ações educacionais e culturais em conjunto com a
população de Londrina. Na sua sexta edição, o projeto visa a dar
continuidade à valorização e divulgação do patrimônio histórico-cultural do
município a partir de ações que venham a contribuir para a construção de
uma consciência voltada para sua preservação. É uma proposta que parte
das reflexões dos projetos anteriores, garantindo a continuidade de
algumas ações e a reavaliação e redirecionamento de outras. Este texto
está dividido em três partes: na primeira são apresentados alguns
aspectos conceituais relativos à educação patrimonial. Na segunda, tem-
se um pequeno histórico do projeto, com sua dinâmica e seus resultados,
e na terceira é abordada sua fase atual.
This paper discusses the theoretical aspects outlining the Heritage
Education Project, and shows the way it has been developed over the last
six years. In 2010 the project was named the Heritage Education Project
VI: Street Memories, and had the support of the Heritage Board of
Londrina Municipal Culture Department and the financial support of the
Culture Incentive Municipal Program – PROMIC. Such initiative has been
uninterruptedly developed since 2005. During this time, it has shown a great public interest in the theme and provided educational and cultural
actions together with the population of Londrina. The project aims at
continuing to value and promote the historic and cultural heritage of the city
on the grounds of actions that contribute to raise awareness of its people to
its preservation. It is a proposal based on reflections of previous projects,
intended to guarantee, redirect and reevaluate some other actions. This
study is divided into three parts: first, some conceptual aspects related to
heritage education are presented; secondly, a brief history of the project is
introduced, showing its structure and results; and finally, its current phase
is discussed.