Projeto educação patrimonial: uma proposta de prática

Branco, Patrícia Martins Castelo; Magalhães, Leandro Henrique

Abstract:

 
Este artigo aborda aspectos teóricos que norteiam o Projeto Educação Patrimonial, além de apresentar a forma como o mesmo vem sendo trabalhado nos últimos seis anos. Em 2010 o projeto recebeu a denominação Projeto Educação Patrimonial VI: Memórias da Rua, contando com apoio da Diretoria de Patrimônio da Secretaria Municipal de Cultura de Londrina-PR e financiamento do Programa Municipal de Incentivo à Cultura – PROMIC. Esta iniciativa vem sendo desenvolvida, ininterruptamente, desde 2005, demonstrando o interesse público pelo tema e garantindo ações educacionais e culturais em conjunto com a população de Londrina. Na sua sexta edição, o projeto visa a dar continuidade à valorização e divulgação do patrimônio histórico-cultural do município a partir de ações que venham a contribuir para a construção de uma consciência voltada para sua preservação. É uma proposta que parte das reflexões dos projetos anteriores, garantindo a continuidade de algumas ações e a reavaliação e redirecionamento de outras. Este texto está dividido em três partes: na primeira são apresentados alguns aspectos conceituais relativos à educação patrimonial. Na segunda, tem- se um pequeno histórico do projeto, com sua dinâmica e seus resultados, e na terceira é abordada sua fase atual.
 
This paper discusses the theoretical aspects outlining the Heritage Education Project, and shows the way it has been developed over the last six years. In 2010 the project was named the Heritage Education Project VI: Street Memories, and had the support of the Heritage Board of Londrina Municipal Culture Department and the financial support of the Culture Incentive Municipal Program – PROMIC. Such initiative has been uninterruptedly developed since 2005. During this time, it has shown a great public interest in the theme and provided educational and cultural actions together with the population of Londrina. The project aims at continuing to value and promote the historic and cultural heritage of the city on the grounds of actions that contribute to raise awareness of its people to its preservation. It is a proposal based on reflections of previous projects, intended to guarantee, redirect and reevaluate some other actions. This study is divided into three parts: first, some conceptual aspects related to heritage education are presented; secondly, a brief history of the project is introduced, showing its structure and results; and finally, its current phase is discussed.
 

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