Abstract:
O artigo apresenta alguns aspectos sobre modelos mentais dos pontos de
vista de NORMAN (1983), JOHNSON-LAIRD (1987), DE KLEER & BROWN (1983)
e FORRESTER (1973, 19902). Na seqüência, apresenta alguns aspectos do
texto, gerado por VENNIX (1999), sobre modelagem em grupo, e dois
trabalhos de dissertação de mestrado em Educação Ambiental da FURG,
respectivamente, em modelagem qualitativa e semiquantitativa, que
utilizaram metodologias que lembram o que é proposto por VENNIX (1999).
Finalmente, recomenda que a metodologia de VENNIX possa ser utilizada
na Educação.
This paper presents some aspects of mental models from the point of view
of NORMAN (1983), JOHNSON-LAIRD (1987), DE KLEER & BROWN (1983) and
FORRESTER (1973, 1990). Following it presents some aspects of a text from
VENNIX (1999) about group modeling and two master research dissertations
in Environmental Education from FURG in qualitative and semiquantitative
modeling, where we have used methodologies similar to the one proposed
by VENNIX (1999). Finally, suggests that the VENNIX methodology might be
used in Education.