Show simple item record

dc.contributor.author Zakrzevski, Sônia
dc.contributor.author Sato, Michèle
dc.date.accessioned 2016-11-24T03:14:46Z
dc.date.available 2016-11-24T03:14:46Z
dc.date.issued 2006
dc.identifier.citation ZAKRZEVSKI, Sônia; SATO, Michèle. Revisitando a História da educação ambiental nos programas escolares gaúchos. Ambiente & Educação, v. 11, n.1, p. 25 - 44, 2006. Disponível em: < https://www.seer.furg.br/ambeduc/article/view/766>. Acesso em: 23 nov. 2016. pt_BR
dc.identifier.issn 2238-5533
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/6769
dc.description.abstract Este trabalho caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfica em que procuramos resgatar a história da Educação Ambiental (EA) na escola pública gaúcha, a partir da leitura e análise dos Programas de Ensino Oficiais do Estado do Rio Grande do Sul, propostos da década de 1930 a 2000. Percebemos que ao longo da história, a EA esteve vinculada a diferentes valores e interesses e por isso tem apresentado objetivos, orientações metodológicas e políticas distintas. Ela tem sido, ao longo de sua história, vinculada ao ensino de Ciências Naturais e abordada como conteúdo ou matéria. Apenas no final dos anos 90 deixa de ser uma temática marginalizada e as propostas oficiais sugerem sua integração à totalidade do currículo escolar. No início deste milênio, a EA gaúcha começa a apresentar uma identidade política própria (crítica e emancipatória). pt_BR
dc.description.abstract This paper is a bibliographic research in which we rescue the history of Environmental Education (EA) in public school in Rio Grande do Sul, by reading and analyzing the Official Teaching Programs in this state, from 1930 to 2000. Werealized that during this period EA was connected to different values and interests and that this is the reason why it has shown distinct objectives, methodological orientations and policies. It has being associated to the Natural Sciences teaching and taught as a subject, only. It was just in the end of the 90s that it stopped being a margina1ized subject and the official proposes propounded its integration to the totality of the school curriculum. In the beginning of this millennium, Environmenta1 Education started to present its own political identity (critical and emancipatory). pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher EDGRAF pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Educação Ambiental pt_BR
dc.subject Currículo pt_BR
dc.subject Escola pt_BR
dc.subject Environmental Education pt_BR
dc.subject Curriculum pt_BR
dc.subject Schools pt_BR
dc.title Revisitando a História da educação ambiental nos programas escolares gaúchos pt_BR
dc.type article pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IE - Artigos publicados em periódicos
  • Show simple item record