Educação e desenvolvimento sustentável na agenda 21 brasileira

Teixeira, Cristina

Abstract:

 
O presente artigo faz uma análise crítica das diretrizes relativas à educação na Agenda 21 Brasileira, apresentada como um instrumento de planejamento para o desenvolvimento sustentável que compatibiliza conservação ambiental, justiça social e crescimento econômico. Na Agenda 21 Brasileira, a educação deve promover a inclusão social e contribuir para a inserção do Brasil na economia globalizada, inserção que é definida como condição para o desenvolvimento sustentável. Observa-se que, em última instância, as propostas para a educação na Agenda 21 Brasileira são “funcionais” à inserção do país ao mesmo modelo socioeconômico no qual está a raiz da insustentabilidade.
 
This paper is a critical analysis of the norms regarding education in the Brazilian Agenda 21, which is presented as a planning tool for sustainable development that encompasses environmental preservation, social justice, and economic growth. The Brazilian Agenda 21 states that education must promote social inclusion and contribute towards Brazil’s insertion in a globalized economy; this is a condition for sustainable development. I have observed that the proposals for education in the Brazilian Agenda 21 are “functional” since they insert the country into the same socioeconomic model which holds the root of unsustainability.
 

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