Abstract:
O presente artigo faz uma análise crítica das diretrizes relativas à educação na
Agenda 21 Brasileira, apresentada como um instrumento de planejamento para o
desenvolvimento sustentável que compatibiliza conservação ambiental, justiça
social e crescimento econômico. Na Agenda 21 Brasileira, a educação deve
promover a inclusão social e contribuir para a inserção do Brasil na economia
globalizada, inserção que é definida como condição para o desenvolvimento
sustentável. Observa-se que, em última instância, as propostas para a educação na
Agenda 21 Brasileira são “funcionais” à inserção do país ao mesmo modelo
socioeconômico no qual está a raiz da insustentabilidade.
This paper is a critical analysis of the norms regarding education in the Brazilian
Agenda 21, which is presented as a planning tool for sustainable development that
encompasses environmental preservation, social justice, and economic growth.
The Brazilian Agenda 21 states that education must promote social inclusion and
contribute towards Brazil’s insertion in a globalized economy; this is a condition for sustainable development. I have observed that the proposals for education in
the Brazilian Agenda 21 are “functional” since they insert the country into the
same socioeconomic model which holds the root of unsustainability.