Abstract:
A crescente preocupação com as questões ambientais atuais perpassa o conceito de
disciplina. Nesse contexto, a Educação Ambiental se insere no currículo escolar como
um tema transversal, constituindo uma forma de reflexão e de mudança responsável de
valores e comportamentos humanos. As possibilidades da Arte-Educação mostram-se
instrumentos ricos na reflexão sobre o cotidiano das pessoas e dos problemas
ambientais. A Arte constitui um dos instrumentos mais significativos na formação do
indivíduo, fundamental no aprendizado e capaz de estimular o processo criativo, pois
ultrapassa os modos tradicionais de conhecer e fazer. Sendo a literatura uma forma de
arte, encaixa-se no contexto em questão e é amplamente apropriada como ferramenta
para a Educação Ambiental. Sendo assim, a presente pesquisa se desenvolveu no
diálogo com a literatura infantil enquanto instrumento para a reflexão, conscientização e
busca por ações e soluções para as questões ambientais.
The growing concern with environmental issues has gone beyond the concept of
school subject. In this context, Environmental Education fits into the school
curriculum as an interdisciplinary theme; thus, it constitutes a form of reflection
and of responsible change regarding human values and behavior. Art-Education
has become a rich tool for reflection on people’s everyday life and environmental
issues. Art is one of the most meaningful tools for an individual’s education; it is
fundamental for learning and able to trigger creative processes since it goes
beyond traditional ways of knowing and doing. Because literature is a kind of art,
it fits into the context and is appropriate as a tool for Environmental Education.
Therefore, this research has developed a dialogue with children literature as a tool
for reflection, awareness and search for actions and solutions to environmental
issues.