Processos formativos associados a projetos de intervenção como estratégia de imersão da Educação Ambiental no contexto escolar

Rheinheimer, Cristine Gerhardt; Guerra, Terezinha

Abstract:

 
Neste trabalho, investimos em um processo formativo em Educação Ambiental desenvolvido entre os anos de 2005 e 2008, constituído de dois momentos interdependentes: (1) formação de um grupo de estudos relativos à temática ambiental, envolvendo professores e (2) desenvolvimento de projetos de cunho socioambiental nas escolas. O objetivo do presente artigo foi analisar se ocorreram mudanças na práxis e na realidade das comunidades escolares como resultado desse processo. Considerando a perspectiva da Educação Ambiental crítica e transformadora, optamos pela metodologia da pesquisa-ação-participativa. Como instrumentos de coleta de dados, utilizamos a observação participante e as entrevistas do tipo grupo focal e, para análise e interpretação dos dados, a análise textual discursiva. Os resultados desse processo foram: (a) vinculação do conteúdo curricular com a realidade de vida da comunidade escolar; (b) aplicação prática e crítica do conteúdo apreendido; (c) articulação entre conteúdo e problematização da realidade de vida; (d) projeto político-pedagógico construído de modo participativo; (e) aproximação escola-comunidade; (f) possibilidade concreta de o professor articular ensino e pesquisa, reflexão sistematizada e prática docente. Concluímos que processos formativos em EA, associados a projetos de intervenção na perspectiva da pesquisa-ação-participativa, podem configurar-se como um caminho para a imersão da temática ambiental no contexto escolar e também como possibilidade de transformação das realidades investigadas.
 
This paper describes an education process in Environmental Education which was carried out from 2005 to 2008 in two interdependent steps: (1) a study group was created to investigate environmental themes which involve teachers and (2) socio-environmental projects were developed in schools. This study aims at analyzing whether there were changes in the teachers’ praxis and in their schools as a result of this process. Taking into account the critical and changing perspective of Environmental Education, we chose participatory action-research as our methodology. Our tools for data collection were participatory observation and interviews which were made with a focal group. Discursive textual analysis was used for analyzing and interpreting the data. This process resulted in: (a) relation between the contents of the syllabus and school life; (b) practical and critical application of the contents developed in this process; (c) connection between contents and the problematization of life; (d) a political-pedagogical project collectively constructed; (e) bonds between school and community; and (f) the concrete possibility that teachers will be able to interweave teaching and research, systematic reflection and their work as teachers. We concluded that education processes in Environmental Education, associated with projects that use participatory action-research, may become a way to introduce environmental themes into school and to change that reality which was under investigation as wel.
 

Show full item record

 

Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IE - Artigos publicados em periódicos