Abstract:
Este trabalho visa apresentar o Centro de Documentação Histórica da
Universidade Federal do Rio Grande (CDH-FURG), constituído por
mais de dez acervos, como uma possibilidade de dinamização à
pesquisa e ao ensino da disciplina História. Além disso, o CDH-FURG
pode ser aproveitado como uma ferramenta de auxílio para o ensino
de História no Ensino Fundamental e Médio, tendo em vista que o
acesso a esses documentos pode proporcionar para os estudantes
um maior entendimento dos conteúdos trabalhados em sala de aula.
Alguns exemplos de documentos que podem ser utilizados nessas
atividades são: jornais, fotografias, entrevistas, revistas e documentos
de História Demográfica. Sendo assim, esses acervos e os outros
encontrados no CDH-FURG podem auxiliar os alunos a terem um
melhor entendimento acerca dos conteúdos relacionados à disciplina
História. Essa ferramenta também pode ser utilizada para o trabalho
com a pesquisa voltada para os cursos de Bacharelado em História.
Nesse sentido, o CDH-FURG está digitalizando parte de seu acervo
de forma a dinamizar a utilização desses acervos por parte dos
professores e pesquisadores. Essa prática já está sendo realizada
pelo Programa de Educação Patrimonial da FURG com as escolas
municipais que fazem parte do programa, no momento em que os
estudantes visitam o CDH-FURG e lá entram em contato com fotos e
jornais, aprendendo um pouco mais sobre a história da cidade e
também acerca dos cuidados necessários ao manuseio desses
documentos.
This work aims to present the Historical Documentation Center of the
Federal University of Rio Grande (CHD-FURG), made up of more than
ten archives, enabling a more efficient dynamics in the research and teaching of History. In addition, the CDH-FURG may also be used as
a tool for teaching History in Elementary and Secondary School, once
the access to such records can provide the students with a better
understanding of the contents studied in the classroom. A few
examples of records which can be applied in educational activities are
as follows: newspapers, photographs, interviews, magazines, and
documents of Demographic History. Thus, such archives as well as
other materials found in the CDH-FURG are able to support the
students in their studies. Moreover, this tool can also play a major role
in the work of research concerned with the course of bachelor’s
degree in History. Therefore, CHD-FURG has been digitalizing part of
its archives so as to improve its use by teachers and researchers. This
practice has been adopted by FURG’s Educational Program for the
Conservation of Cultural Heritage with local schools linked to the
program. At the moment the students visit the Center and make
contact with photos and newspapers, they are able to learn more
about their local history as well as about the appropriate care and
handling of such documents.