Abstract:
Este trabalho visa identificar nos periódicos da Ciência da Informação, a produção
bibliográfica referente ao tema Biblioterapia nos anos de 2012 á 2016.A pesquisa
caracterizou-se como básica, exploratória, bibliográfica e qualitativavisto que buscou
conhecer e discutir os resultados dapesquisa. Sabendo-se que a Biblioterapia pode
ser um instigante campo de trabalho para o Bibliotecário houve a necessidade de
conhecer o que existe online de publicações referente ao tema. Entre os resultados,
evidenciou-se que o processo Biblioterapêutico tem como recurso o uso da leitura ou
dramatização podendo incluir musicas.Os ambientes que podem ser ministrado a
Biblioterapia variam de hospitais, creches, asilos, escolas entre outros. Considerada
uma atividade interdisciplinar, pode contar com profissionais de outras áreas do
conhecimento para seu desenvolvimento. O profissional Bibliotecário nem sempre
atua como mediador da Biblioterapia, outros profissionais de diferentes áreas do
conhecimento podem unir conhecimentos para um resultado eficaz.
This work aims to identify in the periodicals of Information Science the bibliographical
production related to the theme Biblioterapia in the years 2012 to 2016. The research
was characterized as basic, exploratory, bibliographical and qualitative since it
sought to know and discuss the results of the research. Knowing that the
Biblioterapia can be an exciting field of work for the Librarian there was a need to
know what exists online of publication related to the subject. Among the results, it
was evidenced that the Biblio-therapeutic process has as a resource the use of
reading or dramatization and may include musics. The environments that can be
taught Biblioterapia vary from hospitals, nurseries, nursing homes, schools among
others. Considered an interdisciplinary activity, you can count on professionals from
other areas of knowledge for their development. The professional Librarian does not
always act as mediator of Biblioterapia, other professionals of different areas of
knowledge can join knowledge for an effective result.