Abstract:
A Educação Ambiental (EA), em seu caráter político, econômico, social e cultural, é
indispensável para a educação e cidadania, por sua natureza de direito inerente a todos os
indivíduos. Na política nacional, são importantes padrões: a Lei no 9.795/99, que dispõe sobre a
EA, e o Decreto no 4.281/02, que a regulamenta. Com base nestes marcos legais, foi investigado se
a formação docente está adequada para o ensino da EA de forma transdisciplinar. Para tanto,
buscou-se dados de formação, práticas e concepções que pudessem mostrar se a prática condiz com
o estabelecido e, se sim, em que condições. Por meio de questionário online, numa pesquisa
qualitativa, os resultados serviram para caracterizar o grupo e indicaram informações que não
afiançam sua viabilização e desígnios. Quando ocorre, em sua maioria, limita-se ao meio ambiente
e a sustentabilidade.
Environmental Education (EE), in its political, economic, social and cultural character,
is indispensable for education and citizenship, due to its inherent right to all individuals. In national
policy, there are important standards: Law n. 9,795/99, which provides for EE, and Decree n.
4.281/02, which regulates it. Based on these legal frameworks, it was investigated whether teacher
education is adequate for the teaching of EE in a transdisciplinary way. Thus, it was researched
data, practices and concepts that could show if the practice is consistent with what is established
and, if so, under what conditions. Through an online questionnaire, in a qualitative research, the results served to characterize the group and indicated information that does not assure its viability
and purpose. When it occurs, most are limited to the environment and sustainability.
La Educación Ambiental (EA), en su carácter político, económico, social y cultural, es
indispensable para la educación y ciudadanía, por su naturaleza de derecho inherente a todos los
individuos. En la política nacional, son importantes normas: la Ley no 9.795/99, que dispone sobre
la EA, y el Decreto no 4.281/02, que la reglamenta. Con base en estos marcos legales, fue
investigado si la formación docente está adecuada para la enseñanza de la EA de forma
transdisciplinaria. Para eso, se buscó datos de formación, prácticas y concepciones que pudieran
demostrar si la práctica concuerda con lo establecido y, si sí, en qué condiciones. Por medio de un
cuestionario online, en una encuesta cualitativa, los resultados sirvieron para caracterizar al grupo e
indicaron informaciones que no aseguran su viabilización y designios. Cuando ocurre, en su
mayoría, se limita al medio ambiente y la sostenibilidad.