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dc.contributor.author Oliveira, Carolina Alves Gomes de
dc.contributor.author Sánchez, Celso Pereira
dc.date.accessioned 2018-10-23T18:25:58Z
dc.date.available 2018-10-23T18:25:58Z
dc.date.issued 2018
dc.identifier.citation OLIVEIRA, Carolina Alves Gomes de, SÁNCHEZ, Celso Pereira. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, Rio Grande, v. 35, n. 1 p. 151-170, jan./ abr. 2018. Online. Disponível em: <https://periodicos.furg.br/remea/article/view/7498>. Acesso em 29 jun. 2018. pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/7758
dc.description.abstract Este estudo se debruça sobre um grupo de educadoras ambientais comunitárias, que atuam em comunidades sob vulnerabilidade socioambiental em Magé, RJ. A partir do acompanhamento deste grupo, tivemos como objetivo levantar temas trazidos pelas educadoras que dialogassem com o movimento por justiça ambiental e com as discussões de gênero, como forma contextualizar as práticas da Educação Ambiental Crítica em meio a uma realidade de desigualdades. Os temas levantados evidenciam que os problemas socioambientais se sobrepõem às diversas situações de desigualdade e exclusão que se deflagram no território, inclusive as desigualdades gênero. O trabalho desenvolvido pelas educadoras apresenta as contradições trazidas, por um lado, pelas denúncias de um cotidiano de injustiças socioambientais e, por outro, de um trabalho educativo humanizador, que emerge da própria comunidade. pt_BR
dc.description.abstract Este estudio se centra en un grupo de educadoras ambientales comunitarias, que actúan en comunidades bajo vulnerabilidad socioambiental em Magé, RJ. A partir del seguimiento de este grupo, tuvimos como objetivo levantar temas traídos por las educadoras que dialogasen con el movimiento por justicia ambiental y con las discusiones de género, como forma de contextualizar las prácticas de la Educación Ambiental Crítica en medio de una realidad de desigualdades. Los temas levantados evidencian que los problemas socioambientales se superponen a las diversas situaciones de desigualdad y exclusión que se desencadenan en el territorio, incluidas las desigualdades de género. El trabajo desarrollado por las educadoras presenta las contradicciones traídas, por un lado, por las denuncias de un cotidiano de injusticias socioambientales y, por otro, de un trabajo educativo humanizador, que emerge de la propia comunidad. pt_BR
dc.description.abstract This study focuses on a group of community environmental educators, who work in communities under social and environmental vulnerability in Magé, RJ. From the follow-up of this group, we had as objective to raise themes brought by educators that dialogue with the movement for environmental justice and with the gender discussions, as a way to contextualize the practices of Critical Environmental Education in the midst of a reality of inequalities. The issues raised show that socio-environmental problems overlap with various situations of inequality and exclusion that are spreading in the territory, including gender inequalities. The work carried out by the educators presents the contradictions brought, on the one hand, by denunciations of a daily social and environmental injustices and, on the other hand, a humanizing educational work that emerges from the community itself. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Editora da Furg pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Educação ambiental pt_BR
dc.subject Justiça ambiental pt_BR
dc.subject Questões de gênero pt_BR
dc.subject Educación ambiental pt_BR
dc.subject Justicia ambiental pt_BR
dc.subject Cuestiones de gênero pt_BR
dc.subject Environmental education pt_BR
dc.subject Environmental justice pt_BR
dc.subject Gender issues pt_BR
dc.title Educação ambiental, justiça ambiental e questões de gênero: a perspectiva de um grupo de educadoras ambientais comunitárias de Magé, RJ. pt_BR
dc.title.alternative Educación ambiental, justicia ambiental y cuestiones de género: la perspectiva de un grupo de educadoras ambientales comunitarias de Magé, RJ. pt_BR
dc.title.alternative Environmental education, environmental justice and gender issues: the perspective of a group of community environmental educators of Magé, RJ. pt_BR
dc.type article pt_BR
dc.identifier.doi https://doi.org/10.14295/remea.v35i1.7498 pt_BR


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