Abstract:
A Biblioteconomia é uma ciência que tem dificuldades em assumir o seu
protagonismo na sociedade. Bibliotecários apontam como causa a falta de interesse
das pessoas na leitura, em contrapartida, alguns autores associam como efeito a
displicência dos profissionais da área a se fazerem relevantes, mas em um ponto os
discursos entram em sintonia na área da informação: a necessidade de formar e
atrair novos leitores. Dentro desta perspectiva entende-se que a música em ações
culturais nas bibliotecas escolares são convites atrativos para os jovens em
formação nas escolas, abrindo um novo horizonte para a construção de leitores e
usuários da biblioteca. A música utilizada como ferramenta de pesquisa nesse
trabalho foi o Ritm and Poetry, que com suas diretrizes político-sociais poéticas
conseguem dialogar com as novas gerações utilizando como recurso o ritmo e a
poesia para denunciar e expor a maneira escatológica que é tratada a cultura no
Brasil. Neste trabalho investigou-se na literatura nacional e internacional se a música
é contemplada em atividades desenvolvidas em bibliotecas. Os resultados
evidenciaram que os principais temas diziam respeito a preservação cultural de
povos utilizando a música folclórica de uma região; inclusão social e acessibilidade;
mapeamento de instituições musicais; políticas de aquisições e atividades culturais
de incentivo à leitura. Concluiu-se que ainda há pouca bibliografia presente sobre
ações culturais envolvendo música em bibliotecas escolares, porém acredita-se que
esse trabalho possa servir de base para pesquisas futuras em prol de obter-se
alternativas em intervenções culturais e educacionais que possam acarretar em uma
substancial ascensão de novos leitores
Librarianship is a science that has difficulties in assuming its protagonism in society.
Librarians point to people's lack of interest in reading, in contrast, some authors
associate as effect the lack of professionalism of the area to become relevant, but at
one point the discourses are in tune in the area of information: the need to train and
attract new readers. Within this perspective, it is understood that music in cultural
actions in school libraries are attractive invitations for young people in formation in
schools, opening a new horizon for the construction of readers and users of the
library. The music used as a research tool in this work was Ritm and Poetry, which
with its poetic political-social guidelines manage to dialogue with the new generations
using rhythm and poetry as a resource to denounce and expose the eschatological
way that culture is treated in the Brazil. In this work it was investigated in the national
and international literature if the music is contemplated in activities developed in
libraries. The results showed that the main themes were the cultural preservation of
people using the folk music of a region; social inclusion and accessibility; mapping of
musical institutions; acquisition policies and cultural activities to encourage reading. It
was concluded that there is still little bibliography present on cultural actions involving
music in school libraries, but it is believed that this work can serve as a basis for
future research in order to obtain alternatives in cultural and educational interventions
that can lead to a substantial rise of new readers.