Crítica sócio-ambiental na MPB: uma ferramenta de Educação Ambiental crítica para jovens

Costa, Ronaldo Gonçalves de Andrade

Abstract:

 
Metodologias alternativas têm sido perseguidas pela educação que pretende ser sistêmica, complexa, crítica e emancipatória, pois os modelos tradicionais de aula mostram-se predominantemente reprodutivistas do conhecimento, confluindo para a tão indesejada “educação bancária”. Nesse trabalho faz-se uma abordagem sobre uma metodologia pouco usual no ensino formal: o uso de músicas da MPB de conteúdo crítico sócio-ambiental na educação ambiental de jovens. Essa metodologia apresenta como facilidades: a acessibilidade por não necessitar de capacitação do professor; a praticidade pelo uso de equipamentos usuais (som ou computador); a atração que desperta nos alunos; as facilidades da internet para aquisição de músicas e suas letras. Contudo, a contribuição da metodologia vai além do conteúdo assimilado e da atitude crítica trabalhada, pois contribui para a formação do ouvinte crítico, que vislumbre, em meio ao lixo cultural da indústria do entretenimento, músicas de valor cultural, tornando-se futuramente um cidadão não consumidor desse lixo cultural.
 
Alternatives metodologies have been looked for the enviromental education that wants to be systemic, complex, critically and emancipated, because the traditional teaching models are knowledge reprodutivists. This paper shows an unusual metodology in the formal education: the enviromental critics content in the brazilian popular music (lirics). This metodology has some facilities like: it is accessfull because does not need special capability for teachers; it does not need special equipaments; it turns the student into a critical costumer in the enternainment industry.
 

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