Características das práticas de coautoria nos processos de colaboração científica de professores da Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Silva, Jusélia Paula da

Abstract:

 
No meio acadêmico, publicar trabalhos científicos tornou-se algo indispensável, sendo um dos fatores que mais influenciam na credibilidade e no reconhecimento de um pesquisador. Neste contexto esta pesquisa visou conhecer os processos e motivações referentes à colaboração científica de uma comunidade específica, composta por professores da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Para caracterizar o papel de cada autor no contexto das atividades desenvolvida sem uma de suas publicações,através da adaptação do instrumento sobre as características da contribuição, proposto por Witter (2010),e o acréscimo dos fatores mais recorrentes e motivacionais apontados por Vanse Stumpf(2010).Os resultados apontaram diferenças entre professores das áreas das ciências humanas e computacionais no que se refere aos canais de comunicação. Nas ciências humanas os trabalhos se dispersam em diferentes periódicos, enquanto nas ciências computacionais se encontrou maior quantidade de recorrências. Quanto ao idioma, nas ciências humanas o predomínio foi de publicações em português e na computação se distribuíram igualmente entre português e inglês.Quanto aos resultados do método de pontuação proposto neste estudo, também apontaram diferenças entre as áreas analisadas, visto que o C3, alcançou o mínimo de pontos em 100% dos casos demonstrando o envolvimento na prática de suas pesquisas,em comparação aos resultados referentes aos professores ligados ao ICHI, onde 75% alcançaram a meta. A prática deste estudo permitiu observar, através de revisão teórica que o tema específico ainda está em fase de construção conceitual. Ressaltando-se a importância da crítica e à prática de pesquisas aplicadas, no sentido de que sejam analisadas as disposições políticas implícitas ou explícitas nas configurações de autoria e coautoria.
 
In academia, publishing scientific papers has become something essential, one of the factors that influence the credibility and recognition of a researcher. In this context, this research aims to better understand the processes and motivations regarding collaborative research in a specific scientific community, PHD's teachers linked to the Institute for Human Sciences (ICHI) and the Center for Computational Sciences (C3), both units of Universidade Federal do Rio Grande (FURG). This research is intended to characterize the role of the author in the context of activities in one of its publications. By adapting the instrument on the characteristics of the contribution of each author, proposed by Witter (2010), and the addition of the most recurring and motivational factors identified by Vans and Stumpf (2010). Other factors that were considered in this research sphere, treat about checking the recurrence of periodic languages and more used as a way of search results. The analyzes revealed that there is no channel for dissemination to centralize the publications of professors to the ICHI, and the use of the Portuguese language appears in most papers. But there has been an increased focus on the use of communication research for teachers linked to C3, the same is not true regarding language, because it was found using the English and Portuguese languages equally. This study showed, through literature review that the specific topic is still in the conceptual phase of construction. Emphasizing the importance of critical and practice of applied research, in the sense that the policies implicit or explicit provisions are analyzed in settings authored and coauthored
 

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  • ICHI - Trabalhos de graduação do curso de Bacharel em Biblioteconomia