Avaliação do processo de descontinuidade da implantação da agenda 21 em Pelotas, sob o olhar da educação ambiental ecomunitarista e das políticas públicas

Silva, Neuza Maria Corrêa da

Abstract:

 
Esta pesquisa desenvolve uma análise do processo de implantação e descontinuidade da Agenda 21 de Pelotas, entre os anos de 2003 e 2006, sob a perspectiva da Educação Ambiental Ecomunitarista e das políticas públicas. Para tal, foram coletados e interpretados dados referentes ao processo, avaliando a funcionalidade das políticas públicas, da metodologia do projeto, das ações da Educação Ambiental, assim como a responsabilidade e o interesse dos partícipes, desde a elaboração do projeto até as últimas consequências que levaram a sua não efetivação. Problematiza as concepções de políticas públicas através de embasamentos teóricos, procurando aferir a ausência de um efetivo processo de governança que seria possível na medida em que contemplasse elementos de EAEcomunitarista. Compara as responsabilidades e ações dos dois governos municipais, durante o processo de implantação e descontinuidade da Agenda local. A pesquisa está ancorada nos referenciais teóricos da Agenda 21 Nacional, na concepção de educação problematizadora, dialógica e libertadora de Freire (1978,1996), na definição de Educação Ambiental proposta pelo Programa Nacional de Educação Ambiental – PNEA (Lei 9795/99), na percepção de políticas sob múltiplos olhares e nos fundamentos da EA Ecomunitarista sugerida por Velasco (2003,2008). A pesquisa desenvolve-se através de uma abordagem qualitativa, exploratória de estudo de caso, utilizando-se de instrumentos como questionários, relatos, documentos e aporte teórico. O estudo apresenta fatos e consequências, realizando uma análise crítica, mostrando falhas e apontando possíveis caminhos e viáveis soluções embasadas na prática ecomunitarista.
 
This research develops an analysis of the implantation process and the lack of continuity of Agenda 21 in Pelotas, among the years of 2003 and 2006, under the perspective of the Ecomunitarista Environmental Education and of the public politics. For this intent, referring data to the process were collected and interpreted, evaluating the functionality of the public politics, of the methodology of the project, of the actions of the Environmental Education, as well as the responsibility and the interest of the participants in the process, from the elaboration of the project to the last consequences that led to its hiatus. It problematizes the conceptions of public politics through theoretical knowledge, trying to verify the absence of an effective governing process that would be possible as long as it contemplated elements of Ecomunitarista Environmental Education. It compares the responsibilities and actions, of the two municipal governments, during the execution process and lack of continuity of the Agenda local. The research is anchored in the theoretical referential of National Agenda 21, in the conception of dialógic and liberator problematic education of Freire (1978,1996), in the definition of Environmental Education proposed by the National Program of Environmental Education - PNEA (Law 9795/99), in the perception of politics under multiples views and in the principles of the Ecomunitarista Environmental Education suggested by Velasco (2003,2008). e research grows through a qualitative exploratory approach of case of study, with instruments as questionnaires, reports, documents and theoretical contribution being used. The study presents facts and consequences, accomplishing a critical analysis, showing flaws, pointing possible ways and viable solutions based on Ecomunitarista practice.
 
Esta tesis desarrolla un análisis del proceso de implantación y discontinuidad de la Agenda 21 de Pelotas, entre los años 2003 y 2006, desde la perspectiva de la Educación Ambiental Ecomunitarista y de las políticas públicas. Para la investigación, datos sobre el proceso fueron recogidos e interpretados, evaluando la funcionalidad de las políticas públicas, de la metodología del proyecto, de las acciones de la Educación Ambiental, bien como la responsabilidad y el interés de los participantes, desde la elaboración del proyecto hasta sus últimas consecuencias que ocasionó su no efectuación. A través de una base teórica, son analizadas las concepciones de políticas públicas, pretendiendo evaluar la ausencia de un eficaz proceso de gobernanza que sería posible desde que incluyera informaciones de Educación ambiental Ecomunitarista. Hace una comparación de las responsabilidades y acciones de los dos gobiernos municipales, durante el proceso de implantación y discontinuidad de la Agenda Local. La investigación se basa en los referenciales teóricos de la Agenda 21 Nacional, en la concepción de educación según Freire (1978,1996), en la definición de Educación Ambiental propuesta por el programa Nacional de Educación Ambiental - PNEA (Ley 9795/99), en la percepción de políticas a través de la multiplicidad de perspectivas y en los fundamentos de la Educación Ambiental Ecomunitarista propuesta por Velasco (2003,2008). La investigación se desarrolla a través de un enfoque cualitativo, exploratorio de estudio de caso, sirviéndose de cuestionarios, informes, documentos y datos teóricos. El estudio presenta los hechos y consecuencias, haciendo un análisis crítico, demostrando las fallas y apuntando posibles caminos y viables soluciones basadas en la práctica ecomunitarista.
 

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  • IE - Doutorado em Educação Ambiental (Teses)