Abstract:
Esta pesquisa trata da narrativa de uma análise crítica da prática docente da autora,
compreendendo o período entre 2002 e 2006, culminando com um aprofundamento realizado
em 2006, com seus alunos da disciplina de Didática, do Instituto de Educação, da
Universidade Federal do Rio Grande, FURG. O objetivo principal da pesquisa entende-se
como a tentativa de resolução de um problema de aprendizagem dos alunos do ensino
superior. O problema consiste na dificuldade de aprendizagem dos alunos de licenciatura em
construir entendimentos sistêmicos, constatado na construção e produção de conhecimento
destes alunos, avaliada durante o período de 2002 a 2006. Para atingir o objetivo inicia-se
analisando as atividades de ensino e aprendizagem que evidenciaram o problema,
contextualizando-o desde onde a autora fala – a universidade, situando-o no espaço-tempo das
condições dos sujeitos de pesquisa e das interações destes com ela. Durante a análise histórica
das atividades a metodologia de ensino e pesquisa, que aplicaria para apresentar uma proposta
de solução, vai sendo construída. Os elementos do problema foram entendidos como: o
domínio e conexões conceituais (aprendizagem), as configurações de pensamento sistêmico, a
resolução de problemas socioambientais, as concepções de medo e natureza, a motivação e a
responsabilidade (auto-ética). Sendo assim, a tentativa de solucionar o problema acima levou
à questão de pesquisa vista desta forma: é possível ensinar e aprender a construir
conhecimento sistêmico, através de uma ferramenta heurística chamada Mandala Reflexiva?
Desta são desdobradas dez subquestões. A hipótese para a resolução do problema de
aprendizagem foi o entendimento de que a configuração do pensamento sistêmico, que
possibilita a construção de conhecimento sistêmico como evidência de domínio e conexões
conceituais, poderia ocorrer com a resolução de problemas socioambientais, e vice-versa,
através de um modelo conceitual ou um diagrama heurístico. A metodologia desenvolvida
teve como parâmetro a pesquisa qualitativa, pesquisa-ação e pesquisa participante,
adequando-as ao modelo desenvolvido pela autora para ensino e pesquisa, com base nos
princípios de sistemas, na interdisciplinaridade e na ação comunicativa, que nomeou de
Mandala Reflexiva. As atividades e instrumentos de ensino e pesquisa foram todos aplicados
no ano letivo de 2006, com duas turmas, em 2 encontros semanais com cada uma, perfazendo
mais de 240 horas de observação e interação. A fundamentação teórica foi construída com
base na combinação de conceitos tratados em diversos aportes teóricos: Teorias de Sistemas,
Teoria da Ação Comunicativa, Teoria Crítica, Psicologia Cognitiva, Psicologia Analítica,
Estudos da Complexidade, Pedagogia Crítica e Pedagogia Construtiva. A autora também
analisa o processo de ensino e aprendizagem, descrevendo a aplicação das atividades e
instrumentos de ensino e pesquisa que antecederam à aplicação da Mandala Reflexiva Piloto,
reunindo as evidências provocadas por esta aplicação. São análises distribuídas em 3 capítulos
que apontam para possibilidades e limites do processo, dadas as condições da dinâmica da
metodologia proposta, visando o ensino e a aprendizagem de como construir conhecimento
sistêmico através da resolução de problemas socioambientais. Feita esta análise, considerando
a participação dos alunos, a autora revê a mandala piloto e apresenta sua última versão – a
Mandala Reflexiva – como proposta de modelo conceitual para a configuração do
pensamento sistêmico e da resolução de problemas socioambientais, sinalizando para a
continuidade de estudos e permanentes reavaliações de validade do modelo com futuros
usuários. Propõe sua utilização no ensino e na pesquisa em Educação Ambiental, sugerindo
seu aproveitamento também na Gestão Ambiental.
This research deals with the narrative of a critical analysis of the author’s educational
practice, comprehending the period between 2002 and 2006, culminating with a deepening
accomplished in 2006, with her Didactics subject students, of the Education Institute, of the
Federal University of Rio Grande, FURG. The main goal of the research is understood as the
resolution attempt of a higher education students learning problem. The problem consists in
the learning difficulty of teacher training students in building systemic understandings,
verified in the knowledge construction and production of these students, evaluated during the
period from 2002 to 2006. To reach the goal the research initiates analyzing the teaching and
learning activities that evidenced the problem, contextualizing it since where the author talks -
the university, situating it in the space-time conditions of the research subjects and of the
interactions of these with her. During the historical analysis of the activities the teaching and
research methodology that would apply to present a proposal of solution is being built. The
problem elements were understood as: The domain and conceptual connections (learning), the
configurations of systemic thought, the socio-environmental problems resolution, the fear and
nature conceptions, the motivation and the responsibility (auto-ethics). In this way, the
attempt to solve the problem above led to the research question: Is it possible to teach and to
learn how to build systemic knowledge, through a heuristic tool called Reflexive Mandala?
From this are unfolded ten sub questions. The hypothesis for the learning problem resolution
was the understanding that the configuration of the systemic thought, that enables the
construction of systemic knowledge as domain evidence and conceptual connections, could
occur with the socio-environmental problems resolution, and vice-versa, through a conceptual
model or a heuristic diagram. The developed methodology had as parameter the qualitative
research, action-research and participating research, adapting them to the model developed by
the author for teaching and research, with base in the systems principles, in interdisciplinary
work and in the communicative action, that she nominated Reflexive Mandala. The teaching
and research activities and instruments were all applied in the school year of 2006, with two
groups, in 2 weekly meetings with each one, performing more than 240 hours of observation
and interaction. The theoretical foundation was built with base in the combination of concepts
treated in several theoretical frameworks: Systems Theories, Theory of the Communicative
Action, Critical Theory, Cognitive Psychology, Analytic Psychology, Complexity Studies,
Critical Pedagogy and Constructive Pedagogy. The author too analyzes the teaching and
learning process, describing the teaching and research activities and instruments application
that preceded to Reflexive Mandala Pilot application, gathering the evidences provoked by
this application. These are analyses distributed in 3 chapters that point to process possibilities
and limits, given the dynamics conditions of the proposed methodology, aiming the teaching
and the learning of how to build systemic knowledge through the socio-environmental
problems resolution. After this analysis, considering students' participation, the author
reviews the pilot mandala and presents its last version - Reflexive Mandala - as a proposal of
conceptual model for the configuration of the systemic thought and of the socioenvironmental problems resolution, signaling for the continuity of the study and permanent
revaluations of the model with future users. The author proposes its use in the teaching and in
the research in Environmental Education, also suggesting its utilization in the Environmental
Management.