Percepções e aprendizagens infantis em relação aos animais do Taim: um estudo construído com crianças dos anos iniciais

Formentin, Fernanda dos Santos

Abstract:

 
O presente estudo teve como eixo a investigação sobre percepções e aprendizagens infantis sobre animais do Taim a partir de uma investigação-ação. A referida pesquisa foi realizada no Programa de Pós-Graduação em Educação da FURG, na linha Espaços e Tempos Educativos. A definição do tema norteador se deu a partir dos interesses das crianças, sujeitos e parceiros da pesquisa em diálogo com a professora pesquisadora. O seu desenvolvimento teórico e metodológico é inspirado na pesquisa com crianças e teve como base os princípios da investigação-ação. Esta metodologia ofereceu aos sujeitos envolvidos a contribuição para que novos conhecimentos fossem construídos, neste caso, sobre os animais nativos da região sul do Rio Grande do Sul. Esta também contribuiu para que a professora pesquisadora desenvolvesse processos de reflexão e análise de sua prática educativa, priorizando as contribuições das problematizações e do percurso percorrido em parceria com as crianças. Nesse processo, as crianças foram tomadas como parceiras da pesquisa junto à professora pesquisadora. O objetivo principal desta pesquisa foi identificar quais elementos educativos e espaços-tempos favoreceram o desenvolvimentos de percepções e aprendizagens em relação aos animais do Taim às onze meninas e nove meninos, pertencentes ao 1º B da Escola Municipal de Ensino Fundamental França Pinto, no ano de 2014, no município do Rio Grande, RS. A produção dos dados empíricos que contribuiu para a construção desta pesquisa ocorreu em três espaços-tempos principais, quais sejam: a sala de aula, o pátio da escola e a Estação Ecológica do Taim. Das atividades investigativas desenvolvidas com as crianças, surgiram categorias que destacaram elementos educativos tais como: as linguagens visuais (desenho escultura e mapa sensorial), a imaginação, os diálogos e as escritas coletivas, e a observação das vivências nos espaços-tempos educativos da pesquisa. Desse conjunto de categorias foi possibilitado o desenvolvimento de muitas aprendizagens geradoras de conhecimentos acerca dos animais nativos do Taim. Para a professora pesquisadora, foi destaque a ressignificação de sua prática educativa, pois ao aprender com as crianças, assumiu a postura de reconhecê-las como sujeitos com saberes, e assim, apreciar suas percepções demonstradas e impressas por meio de elementos educativos diversificados nos espaços-tempos presentes nesta investigação.
 
The present study had as foundation the investigation about perception and children learning and their relationship with native animals from Taim, based in an "investigation-action". The research was realized in the postgraduate studies program from FURG. The definition of the guiding theme was decided based in the children, subjects and partners of research interests, in a dialog with the research professor. The development, methodological and theoretical, was inspired in the research with children. The methodology offered to the subjects involved the contribution for the construction of new knowledges about native animals from Rio Grande do Sul. The present study also contributed for the development of the research professor, priorizing the contribution of the problematizations and the covered course in partnership with the children. The primary objective of this research was the identification of the educative and space-time that favored the learning related to the native animals from Taim of the students. The group was composed by eleven girls and nine boys, students of Escola Municipal de Ensino Fundamental França Pinto, class 1ºB, Rio Grande, in the year of the 2014. The production of empiric datas that contributed to the construction of this research occurred in three space-times: the classroom, the courtyard and the ecologic station from Taim. From the investigation activities with children, emerged categories that contrast educative elements, like: visual languages, imagination, dialog and writing, living and aesthetics. From this set, was enabled the development of learning about the native animals from Taim. For the research professor, the highlight was the ressignification of your educative practice, because, by learning with children, assumed the posture of recognizing as beings with knowledge, appreciate your perceptions demonstrated and printed through diversified educative elements in the space-time present in this investigation.
 

Show full item record

 

Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IE - Mestrado em Educação (Dissertações)