Abstract:
A presente dissertação tem como objetivo refletir e problematizar os processos de constituição das identidades docentes de professores homens que atuam nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, no município do Rio Grande/RS. Esta pesquisa utiliza-se da investigação narrativa, empregando o método auto(biográfico), considerando as experiências narradas e os significados atribuídos a elas, sendo entrevistados quatro professores homens, a fim de apreender elementos significativos, como a escolha pela profissão, os caminhos da formação docente, as experiências enquanto professores, bem como os desafios e as possibilidades que se apresentam na prática profissional, as relações estabelecidas com os sujeitos que interpelam o trabalho docente e principalmente as construções e reconstruções das identidades destes profissionais. Historicamente a docência com crianças constituiu-se como uma profissão pertencente ao gênero feminino, devido as representações socialmente impostas, atribuindo à educação um caráter assistencialista, onde as mulheres seriam mais indicadas. Deste modo, com base nas narrativas dos entrevistados, destacamos que ao ingressarem na docência, fez-se necessário empreender esforços para romper com as expectativas à figura do professor, que geralmente nos Anos Iniciais são mulheres, fazendo com a constituição de suas identidades fossem cunhadas a partir de lutas e conflitos. Verificamos ainda como são criados vínculos relacionais entre as crianças e os professores, independente do gênero, com diferentes demonstrações de afetividade no convívio diário. Para discutirmos os processos de constituição das identidades de professores homens, é preciso desviar-nos do ideário de que a docência está predisposta ao gênero, mas sim ao desejo de ser professor e à profissionalização, sendo fundamental que os docentes construam conhecimentos específicos, não só na formação inicial, mas durante sua atuação, embasamo-nos em autores que defendem as trajetórias percorridas como responsáveis pela constituição identitária docente. Ao concluirmos, defendemos que a educação seja um espaço democrático, buscando romper e superar qualquer tipo de discriminação, além disso, percebemos que embora a docência passe por constantes desafios, compreendemos que ela é vista como uma profissão de extrema importância, sendo que a partir da prática, dos erros e dos acertos que os as identidades docentes são constituídas.
The objective of this present dissertation is to reflect and problematize the processes of constitution on teaching identities of male teachers who work in the early years of elementary school, in the city of Rio Grande/RS. This research uses narrative research, using the auto (biographical) method, considering the narrated experiences and the meanings attributed to them. It has been interviewed four male teachers, in order to apprehend significant elements, such as the choose of profession, the paths of teacher training, experiences as teachers, the challenges and possibilities presented in professional practice, the relationships established with the subjects that challenge the teaching work, and especially the constructions and reconstructions of the identities of these professionals. Historically teaching with children was a profession belonging to the female gender, due to the socially imposed representations, attributing to education a care nature, where women would be more indicated. In this way, based on the narratives of the interviewees, we emphasize that when they joined the teaching, it was necessary to make efforts to break with the expectations on the teachers figure, who usually are women in the initial years, making the constitution of their identities were constructed through fights and conflicts. We also verified how relational links are created between children and teachers, no mattering the gender, with different demonstrations of affectivity in daily living. To we discuss the processes of constitution of the identities of male teachers, it is necessary to step away from the idea that teaching is predisposed to gender, but rather to the desire to be a teacher and to the professionalization, also, it is fundamental that teachers build specific knowledge, not only in the initial formation, but during its performance. We are based on authors who defend the trajectories traversed as responsible for the teacher identity constitution. When we conclude, we defend that education is a democratic space, seeking to break and overcome any type of discrimination. Also, we realize that although teaching goes through constant challenges, that it is seen as a profession of extreme importance, being the practice, of the errors and of the correct ones that the educational identities are constituted.