Abstract:
Este trabalho investigativo é resultado de uma pesquisa de mestrado, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGEDU da Universidade Federal do Rio Grande - FURG - na linha de pesquisa Espaços e Tempos Educativos. O problema de pesquisa buscou compreender concepções sobre mídias cinemáticas e seu papel no ensino são percebidas nos trabalhos realizados pelos professores no ensino de História na cidade do Rio Grande/RS. Teve por objetivo principal compreender as concepções sobre as mídias cinemáticas que embasam as experiências educativas dos professores de História investigados. Para tanto, parte-se do pressuposto de que os materiais audiovisuais como as mídias cinemáticas propiciam um ensino-aprendizagem significativo para os estudantes, potencializando a aprendizagem. Amparei a análise na contribuição significativa e propositiva do material empírico: vinte e seis (26) questionários semiestruturados respondidos por professores da rede básica de ensino de dezoito (18) escolas públicas, e entrevistas realizadas com cinco (05) professores que haviam respondido ao questionário. Optou-se por trabalhar com esses dois instrumentos de coleta de dados, por considerar que ao narrar sua prática docente, o sujeito reflete sobre as contribuições da sua experiência sobre o contexto em que está inserido, estabelecendo pontes e refletindo sobre a complexidade da profissão. Como aporte metodológico, foi utilizado a análise de conteúdo proposta por Bardin (2012) para realizar o tratamento das fontes primárias. A pesquisa fundamenta-se em Carmo (2003), que salienta as mídias cinemáticas como "produtos culturais" produzidos e encenados no tempo e espaço pela sociedade e sua utilização na sala de aula pode levar o estudante a se envolver mais com o conhecimento, mediante processos investigativos e "mais vivos"; Fonseca (2012) sobre as potencialidades de utilização do cinema no contexto do ensino de História; Ferro (2010) sobre a estreita relação da História e Cinema e suas singularidades; Thompson (2011) sobre os meios de comunicação em massa e suas relações com a sociedade em que vivemos. Dessa forma, a fundamentação teórica sobre a utilização das mídias cinemáticas no ensino de História está ancorada em autores de campos distintos, como: Educação, História, Filosofia, Sociologia, Cinema e outros. Dentro dessa perspectiva a experiência do professor torna-se um elemento chave para abarcar a problemática proposta na investigação. Alguns dos resultados encontrados durante o percurso investigativo revelaram a compreensão de uma mídia cinemática que se configura como uma fonte histórica e, como tal, capaz de desenvolver os conteúdos de História, bem como o seu caráter educativo gerador de habilidades como análise, interpretação, reflexão, além de propiciar a ampliação dos sentidos estéticos dos estudantes. Ratifica-se, portanto, que a mídia cinemática na sala de aula é mais do que uma ferramenta didática, pois envolve questões subjetivas, históricas, políticas que exigem que o professor a conheça bem. O desenvolvimento da pesquisa potencializou o argumento de que o cinema é um importante mobilizador de aprendizagens, propiciando a reflexão, a curiosidade, a imaginação, a criticidade e a sensibilidade dos estudantes.
This research work is the result of a master's research, developed in the Post-Graduation Program in Education - PPGEDU of the Federal University of Rio Grande - FURG - in the line of research Spaces and Educational Times. The research problem sought to understand that conceptions about kinematic media and their role in teaching are perceived in the works done by teachers in the teaching of History in the city of Rio Grande / RS. Its main objective was to understand the conceptions about the kinematic media that underlie the educational experiences of the teachers of History investigated. Therefore, it is assumed that audiovisual materials such as cinematic media provide meaningful teaching and learning for students, enhancing learning. I supported the analysis in the meaningful and purposeful contribution of the empirical material: twenty-six (26) semi-structured questionnaires answered by eighteen (18) public school teachers, and interviews with five (05) teachers who had responded To the questionnaire. It was decided to work with these two instruments of data collection, considering that in narrating their teaching practice, the subject reflects on the contributions of their experience on the context in which it is inserted, establishing bridges and reflecting on the complexity of the profession. As a methodological contribution, the content analysis proposed by Bardin (2012) was used to perform the primary source treatment. The research is based on Carmo (2003), who stresses that cinematic media are "cultural products" produced and staged in time and space by society and their use in the classroom can lead the student to become more involved with knowledge, through Investigative and "more alive" processes; Fonseca (2012) on the potential of cinema use in the context of History teaching; Ferro (2010) on the close relationship between History and Cinema and its singularities; Thompson (2011) on the mass media and their relations with the society in which we live. Thus, the theoretical foundation on the use of kinematic media in the teaching of History is anchored in authors from different fields, such as: Education, History, Philosophy, Sociology, Cinema and others. Within this perspective, the teacher's experience becomes a key element to embrace the problem proposed in the research. Some of the results found during the investigative course revealed the understanding of a kinematic media that is configured as a historical source and as such, capable of developing the contents of History, as well as its educational character that generates skills such as analysis, interpretation, reflection, In addition to promoting the aesthetics of the students. It is therefore argued that kinematic media in the classroom is more than a didactic tool because it involves subjective, historical, and political issues that require the teacher to know it well. The development of the research has potentiated the argument that the cinema is an important mobilizer of learning, providing reflection, curiosity, imagination, criticism and sensitivity of the students.