Abstract:
Este trabalho parte do pressuposto de que o projeto do lugar universitário, apoiado pelo Plano
Diretor dos campi de instituições de ensino superior, é um elo entre planejamento e educação,
capaz de potencializar as escolhas acadêmicas e contribuir na formação de uma atitude
ecológica rumo ao desenvolvimento de sociedades socioambientalmente responsáveis. A tese
objetivou apontar estratégias que instrumentalizem a elaboração participativa de planos
diretores de instituições de ensino superior, evidenciando o papel do lugar universitário coerente e
de seu projeto, como atores nos processos educativos socioambientais em um contexto do século
XXI. Destacou-se como estudo de caso, o campus Carreiros da Universidade Federal do Rio
Grande – FURG, na cidade do Rio Grande, estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Essa escolha
pautou-se na vocação institucional da FURG em ser uma universidade voltada para o ecossistema
costeiro e oceânico, o que define um perfil educacional especialmente importante para o
desenvolvimento de sociedades socioambientalmente responsáveis. O caminho metodológico
assumido buscou abordar, além do caso da FURG, produções arquitetônico-urbanísticas de outras
instituições de ensino superior, o contexto histórico nacional de criação dos campi universitários e
particularidades locais no estudo pessoa-ambiente que possam servir como um ponto de partida
para o desenvolvimento de planos diretores universitários. Essa abordagem levou a segmentação
das análises em três rotas que se complementam para um delineamento sistêmico dos resultados
contemplando aspectos da relação pessoa-ambiente sob a ótica dos vivenciadores, da morfologia
ambiental e dos processos históricos de produção do lugar universitário campus Carreiros. Esse
caminho metodológico compôs-se por quatorze estratégias de trabalho que resultaram em
subsídios ao desenvolvimento de diretrizes de planejamento socioambiental universitário
permitindo instrumentalizar a participação da comunidade acadêmica no processo de
planejamento socioambiental do campus dentro de seu perfil educacional. As estratégias de
investigação do lugar e de participação, propostos para o planejamento socioambiental do
campus Carreiros, permitiram o delineamento de cenários e a identificação de dimensões
relevantes capazes de contribuir para a construção de um lugar universitário coerente. As
propostas de planejamento participativo utilizadas demonstraram serem processos educativos
importantes para o desenvolvimento de uma ética social ecológica, pois ao se defrontarem com
aspectos morfológicos de seus ambientes e serem desafiados a contribuir com o projeto do lugar,
os participantes se sentem despertos de uma inconsciência do estar-no-mundo e passam a olhar os
ambientes onde estão imersos de forma atenta e topofílica. Somente a partir desta transição, que
enfatiza a sistemicidade do lugar através da interação pessoas-ambiente é que são capazes de
efetivamente contribuir nos processos de planejamento socioambientalmente responsáveis.
This work assumes that the academic place design, equipped by the campuses Master Plan of the
institutions of higher education, is a linkage between planning and education, able to enhance the
academic choices and contribute in the formation of an ecological attitude towards the
development of socio-environmental responsible societies. The thesis aimed to pinpoint strategies in
order to create tools to the participatory elaboration of master plans for higher education
institutions, highlighting the role of academic place coherent and your project, such as social actors
in educational processes in a context of the 21st century. Stood out as a case study, the Carreiros
campus of Federal University of Rio Grande – FURG, in Rio Grande city, Rio Grande do Sul State,
Brazil. This choice based in FURG’s institutional vocation in be a University focused on the
ecosystem and oceanic coastal, what defines an educational profile especially important for the
development of socio-environmental responsible societies. The methodological approach, besides
the focus on the FURG case study, approaches architectural-urbanistic productions of other higher
education institutions, the national historical context from creation of campuses and the local
characteristics in the person-environment studies, which might serve as a starting point for the
development of others university master plans. This approach guided the segmentation of analyses
on three routes that complement each other to a systemic design of results showing aspects of the
person-environment relationship from the perspective of “experiencers”, environmental morphology,
and the historical processes of production of academic place. This methodological way was
composed by fourteen working strategies that resulted in subsidies to the development of
academic environmental planning guidelines and the creation of instruments to the social-
environmental planning of campus with focus on participation of academic community in the
process inside of your educational profile. The place investigation strategies and to participative
planning proposed for the Carreiros campus environmental planning, have permitted to delineate
scenarios and to identify relevant dimensions in contributing to the construction of an academic
place coherent. Participatory planning proposals be demonstrated important educational
processes used for the development of an ecological social ethics, because when the participants
join with morphological aspects of their environment and be challenged to contribute to the
project, they feel wide awake an unconsciousness of being-in-world and look at the environments
where are immersed so attentive and topophilic way. Only from this transition, which emphasizes
the systemic aspect of the place through interaction people-environment is that they are able to
effectively contribute making part of the socio-environmentally responsible planning processes.