Abstract:
Esta tese situada na linha de pesquisa Educação Ambiental: Ensino e Formação de
Educadores/as, do Programa de Pós-graduação em Educação Ambiental da
Universidade Federal do Rio Grande-FURG, teve como objetivo investigar quais
sentimentos de pertencimento a nova configuração do Curso de Pedagogia da
FURG tem provocado junto aos estudantes, considerando a alteração curricular que
o curso de Pedagogia da FURG passou após a aprovação das Diretrizes
Curriculares Nacionais – Resolução CNE/CP nº. 1/2006, que extinguiram as
habilitações e instituíram um novo perfil para a formação do pedagogo. Para a
realização do estudo, analisei o Projeto Político-Pedagógico do curso de Pedagogia
da FURG no contexto das políticas públicas para a formação de professores.
Também apliquei questionários com 56 estudantes do quarto ano do curso de
Pedagogia. Como ferramenta de análise dos questionários, utilizei a metodologia da
Análise Textual Discursiva, com a qual emergiram as categorias Infância e Profissão
Docente. Desse modo, verifiquei que o curso de Pedagogia da FURG conseguiu
satisfatoriamente dar conta da formação de professores para Educação Infantil e
anos iniciais, no entanto apresenta fragilidades no que se refere à formação para a
gestão e a pesquisa. Com relação ao modo como as estudantes se identificam com
o curso, elas revelaram possuir um forte sentimento de pertencimento com a
profissão docente. Ainda foi revelada uma forte identificação com a infância, que me
possibilitou defender que o curso de Pedagogia pode promover a formação de
professores da infância, pautado em uma Pedagogia da Infância que envolva o
trabalho pedagógico com crianças de 0 a 12 anos. Com isso, inferi que o modo de
ser pedagogo diferencia-se do trabalho dos professores das demais licenciaturas,
pois mesmo com a base docente, o curso de Pedagogia assumiu uma formação
polivalente e generalista, que abrange diferentes conhecimentos para dar conta da
complexidade dos diferentes espaços possibilitados para atuação do pedagogo.
This thesis is in the line of research of Environmental Education: Teaching and
Degree of Educators on the Program of Postgraduate on Environmental Education of
the University Federal of Rio Grande - FURG. It has as goal to investigate what the
sensing of belonging created to the new configuration of the Pedagogy Course of
FURG after the approving of the National Curricular Guidelines - Resolution CNE/CP
nº. 1/2006. These guidelines extinguished the habilitations and instituted a new
profile to the pedagogue degree. In this study, I analyze the Politic Pedagogic
Project of the FURG Pedagogy Course inside the context of the public politics to
teachers’ degree. Also, it was put in practice questionnaires with 56 students of the
fourth year of the Pedagogy Course. As analyze tool to the questionnaires, it was
used the Discursive Textual Analyze, where aroused the Childhood and Teaching
Profession categories. In this way, it was checked that the FURG Pedagogy Course
satisfactorily take care of the degree of teachers to Childhood Education and initial
years, but present some weakness about degree to management and research.
About how students identify themselves with the course, they reveal a strong sensing
of belonging with teaching profession. Yet, it was revealed a strong identification with
childhood, which encourage me to defend that the Pedagogy Course promote the
degree of childhood teachers, inside a Childhood Pedagogy with children between 0
and 12. On this context, I infer that pedagogue being is different form the others
teachers from the others licentiates, once even without the teaching background,
Pedagogy Course assumed a general and multivalent degree, which include different
knowledge to take care of the complexity of different spaces that exists to the
pedagogue act.