O aprender com e sobre a linguagem escrita no PIBID matemática : sentidos construídos pelos professores de Matemática em formação acadêmico-profissional

Antiqueira, Liliane Silva de

Abstract:

 
Esta tese apresenta uma pesquisa de doutorado realizada no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. O objetivo foi compreender os sentidos construídos pelos professores de Matemática em formação acadêmico-profissional, em relação ao aprender com e sobre a linguagem escrita praticada no espaço formativo do Programa Institucional de Bolsa e Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto Matemática da FURG. A fundamentação teórica referiu-se à formação acadêmico-profissional de professores de Matemática pensada como um processo inacabado que se dá em um continuum e a linguagem escrita como um artefato cultural para a construção do conhecimento e, assim, de aprendizagem docente. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho histórico-cultural, que teve início no 2º semestre de 2014 e foi desenvolvida no subprojeto Matemática do PIBID - FURG. Os sujeitos participantes foram 11 professores em formação acadêmico-profissional, integrantes do edital n.º 61/2013/CAPES/PIBID. As informações discursivas que originaram o corpus de análise foram produzidas a partir do desenvolvimento de duas etapas: a proposta Movimentando-se com a Escrita, realizada de outubro de 2014 a dezembro de 2015 e uma conversa que aconteceu de modo individual, no decorrer do primeiro semestre de 2016. Com base no método da Análise Textual Discursiva, emergiram quatro argumentos centralizadores: o primeiro contempla a ideia de que a linguagem escrita proporciona um espaço de encontro no PIBID Matemática pela mediação de processos interativos e coletivos potencializados. O segundo abrange que a linguagem escrita para além da formação universitária implica no constituir-se professor de Matemática. O terceiro aborda que a prática da linguagem escrita, exercida na formação acadêmico-profissional, influencia no modo de escrever de professores de Matemática. O último refere-se ao escrever como provocação ao pensar, propiciado pelo expressar-se, pela releitura e pelas interlocuções estabelecidas. Esses argumentos, em seu conjunto, respondem o objetivo geral da pesquisa e possibilitam defender a tese de que a prática da linguagem escrita no espaço formativo do PIBID/Matemática/FURG é um artefato de aprendizagem que potencializa processos interativos e coletivos, implica no constituir-se docente e influencia no modo de escrever e de pensar de professores de Matemática em formação acadêmico-profissional.
 
This thesis presents a doctorate research from the post-graduation program in Science Education of the Federal University of Rio Grande - FURG. The goal of the study was comprehending the senses built by new academic-professional mathematics professors in relation to learning with and about the written language practiced in the formative space of the Institutional Program of the Initiation of Teaching Scholarship - PIBID specifically on the mathematics subproject of FURG. The theoretical ground referred to the academic-professional formation of the mathematics professor thought as an unfinished process that is made as a continuum and the written language as a cultural artefact for the construction of the knowledge and, that way, learning how to teach. It is a qualitative research related to a historical and cultural issue that started in the second semester of 2014 and it was developed from PIBID, mathematics subproject of FURG. The research had as participants eleven professors in academic-professional formation that belonged to the public note 61/2013/CAPES/PIBID. The discoursive information that originated the corpus of the analysis was produced from the development of two steps: the proposal Moving Yourself by Writing, that occurred from October 2014 to December 2015 and a conversation that happened in an individual way during the first semester of 2016. Based on the method of Textual Discoursive Analysis four centered arguments were emerged: the first one is about the idea that the written language provides a "meeting space" at the mathematics PIBID by the mediation of interactive processes and potencialized collectives. The second one tells that the written language for beyond the university education implies the formation of the mathematics professor. The third one approaches that the practice of written language, used in the academic-professional formation, has influence on the way that mathematics professors write. The last one refers to writing as a provocation of thinking, related to expressing, rereading and also for the established interlocutions. Those arguments together answered the general goal of the research and enabled the defense of the thesis that states the practice of the written language in the formative space of PIBID/Mathematics/FURG is a learning artefact that potencializes interactive and collective processes, implies a teacher being and influences the way of writing and thinking by the mathematics professors in academic-professional formation.
 

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  • IE – Doutorado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (Teses)