Práticas de incentivo à leitura nas bibliotecas escolares da cidade do Rio Grande-RS

Ferreira, Leticia Machado

Abstract:

 
Esta pesquisa tem como objetivo principal investigar as práticas de incentivo à leitura nas bibliotecas escolares da cidade do Rio Grande/RS. Para tal, baseou-se em autores que discutiram as temáticas: bibliotecário mediador da leitura, bibliotecas escolares, tipos de leitura, práticas de incentivo à leitura e trabalhos relacionados, tais como Côrte e Bandeira (2011), Castro e Silva (2016), Michelena (2013), Almeida, Costa e Pinheiro (2012), Mateus e Cavalcante (2017), Bamberger (2008), dentre outros. A metodologia empregada para a coleta de dados foi baseada em uma análise. Instrumento de coleta de dados por um questionário com dez questões abertas e doze questões fechadas, distribuído em três tópicos: 1° Caracterização dos respondentes, 2° Biblioteca escolar e mediação da leitura e 3° Aspectos gerais, no total de 22 questões. Nos resultados constatamos que todos os profissionais bibliotecários desenvolvem uma ou mais atividades de incentivo à leitura nas bibliotecas em que atuam.
 
This research has as main objective to investigate as reading incentives practices in school libraries in Rio Grande/RS. Based on authors who discussed as themes: reading mediator librarian, school libraries, types of reading, reading incentive practices and related works, such as Côrte e Bandeira (2011), Castro e Silva (2016),Michelena (2013), Almeida, Costa and Pinheiro (2012), Mateus and Cavalcante (2017), Bamberger (2008), among others. The Methodology used for data collection was used in an analysis. Data collection instrument by a questionnaire with ten open questions and twelve closed questions, distributed in five topics: 1° characterization of respondents, 2° school library and reading mediation and 3° general, without a total of 22 questions. The results show that all librarians develop one or more reading incentive activities in the libraries in which they work.
 

Show full item record

 

Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • ICHI - Trabalhos de graduação do curso de Bacharel em Biblioteconomia