Instituições de acolhimento sob o olhar das crianças: que lugar é esse?

Piske, Eliane Lima

Abstract:

 
As instituições de acolhimento são espaços protetivos para crianças e adolescentes emsituação de risco. O acolhimento institucional é um fenômeno social e histórico que deve ser compreendido contextualmente para poder gerar ações preventivas, ialógicas e protetivas com a Rede de Atendimento Institucional. Assim, partindo das inquietações das próprias crianças, tivemos a oportunidade de mobilizar ações relativas às práticas educativas ambientais nas instituições de acolhimento. Estas foram detectadas sob o ponto de vista delas, levando-se em conta as suas opiniões, anseios, sentimentos e sugestões sobre a vida na entidade de acolhimento. Sendo assim, o objetivo central dessa pesquisa foi analisar bioecologicamente as instituições de acolhimento por meio do olhar de crianças de 7 a 12 anos, tendo por base teórica e metodológica a bioecologia do Desenvolvimento Humano, de Urie Bronfenbrenner. Essa teoria aborda o desenvolvimento humano sob a ótica dos condicionantes socioambientais e de um olhar atento e indissociável aos múltiplos contextos de influência no desenvolvimento humano. Inicialmente, foi feita uma pesquisa documental (LÜDKE, 1986) para conhecer o perfil das crianças e as causas da institucionalização. Após, buscamos entender por meio da inserção ecológica, como acontecia o acolhimento das crianças nesses espaços com anotações das muitas observações naturalísticas feitas em diáriode campo. Na sequência, foi realizada entrevista reflexiva associada ao registro fotográfico simultâneo a partir de um diálogo com as crianças no intuito de investigar o olhar das mesmas acerca das instituições de acolhimento. Para análise dos dados, foram utilizados os princípios da Teoria Fundamentada nos Dados (CHARMAZ, 2009) com apoio do software Atlas.Ti (SAN MARTÍNS, 2014). Os resultados demonstraram que as instituições de acolhimento são percebidas pelas crianças como um lugar de disciplina, como imposição de regras e de ambivalências nas práticas educativas. Em suma, a presente pesquisa buscou dialogar com os diretamente afetados e que sofrem as consequências da violência estrutural e pessoal da institucionalização, o que está em conformidade com a Educação Ambiental, cuja proposta é contribuir para mudanças de valores e atitudes da sociedade.
 
Shelter institutions are spaces to protect children and adolescents at risk. Residential care is a social and historical phenomenon that must be understood contextually in order to generate preventive, dialogic and protective actions along with the Institutional Service Network. Thus, based on the concerns of children themselves, we had the opportunity to mobilize action on environmental education practices in these institutions. These practices were detected from the point of view of the children themselves, taking into account their opinions, desires, feelings and suggestions about life in the institution. Thus, the main objective of this research was to analyze bioecologicaly some institutions through the eyes of children from 7-12 years.It was used a theoretical and methodological basis of the Bioecology of Human Development of Urie Bronfenbrenner. This theory addresses the human development from the perspective of environmental conditions looking at the to multiple contexts of influence on human development. Initially, documental research was conducted (LÜDKE, 1986) to design the profile of the participant children and the causes of their institutionalization. After, we seek to understand through ecological engagement, how was developed the reception ofchildren in these spaces. Notes in a field diary were made during naturalistic observations. After it was held reflective interviews associated along with the photographs taken by children at the same time of the recorded dialogue with them. The purpose was to investigate their perceptions about the institutions. For data analysis, the principles of Grounded Theory were used (CHARMAZ, 2009) with the support of Atlas.ti software (SAN MARTÍNS, 2014). The results showed that institutions are mainly perceived by children as a place of discipline, with rules imposition and ambivalences in the educational practices of each professional/worker. In summary, the present study sought to dialogue with those population who is directly affected and suffers the consequences of structural and personal violence when institutionalization occurs. This research is aligned with environmental education, whose purpose is to contribute to changes society values and attitudes
 

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  • IE - Mestrado em Educação Ambiental (Dissertações)