Uso de drogas na adolescência : a Educação Ambiental a partir do olhar dos jovens.

Ieck, Stela Maris Furtado

Abstract:

 
Este projeto tematiza os fatores socioambientais que induzem os adolescentes ao uso do crack. A problemática abordada na pesquisa está relacionada às consequências do uso do crack na adolescência. Ao ministrar aulas em uma entidade filantrópica na cidade do Rio Grande que atende a crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social, percebi a necessidade de desenvolver um trabalho sobre a questão do uso de drogas na adolescência. Diante disso, a justificativa para essa pesquisa está inserida nas estratégias educativas que estão sendo pensadas para conter o avanço do crack. O objetivo principal dessa investigação é a visão que os adolescentes têm sobre o uso dessa substância, pois até o presente momento, nas leituras, as estratégias educativas relacionadas ao uso de drogas, estavam pautadas no olhar dos adultos. Por isso, a partir do olhar dos jovens buscou-se desenvolver um trabalho que possa se constituir num dispositivo de intervenção para alertar outros adolescentes sobre os “riscos” no uso do crack. A análise do corpus teve como base os pressupostos teóricos da Sociopoética, aqui entendida como um “novo método de construção coletiva do conhecimento que preconiza uma abordagem inventiva na análise e produção de dados através das mais variadas formas de expressividade”. A investigação teve como público alvo adolescentes de uma escola da cidade do Rio Grande. A execução do projeto compreende uma abordagem qualitativa que contempla “escolha da pesquisa; escolha do grupo de pesquisa, estabelecimento dos critérios de amostragem; estabelecimento de estratégias de entrada em campo”. A parte inicial do trabalho foi realizada junto a biblioteca setorial do CENPRE (Centro Regional de Estudos Prevenção e Recuperação de Dependentes Químicos), onde foi feita uma consulta bibliográfica sobre o uso de substâncias psicoativas na adolescência. Os grupos investigados são adolescentes da faixa etária dos 14 aos 16 anos. ” O instrumento de coleta de dados foi direcionado através da produção de dois vídeos, entrevistas gravadas que foram transcritas e analisadas. Metodologicamente as atividades foram desenvolvidas em 2 (duas) etapas, com dois grupos de jovens. O primeiro elaborou o vídeo ”Sonhos desfeitos, adolescência interrompida”; o segundo produziu o vídeo “Para além das máscaras”. Nas atividades desenvolvidas, foram aplicadas oficinas de teatro, oficinas de vídeo, oficinas de máscaras e saídas e campo. Os resultados finais desse trabalho comprovam que as consequências do crack na juventude são sempre desastrosas e promovem prejuízos nas mais diversas áreas de funcionamento. As estratégias de prevenção usadas na escola deveriam pensar nos jovens como um dispositivo de intervenção associado a outros órgãos que já atuam no combate ao uso do crack. Ao término dessa pesquisa, considero que as relações sociais e ambientais podem ser favoráveis ao uso do crack. A individualidade, o distanciamento do homem com o mundo natural são o resultado daquilo que estamos vivenciando. Compreendo com essa pesquisa que é preciso reinventar maneiras de ser na escola, no trabalho e em todos os meios sociais. A certeza de perceber o outro pode extinguir o egoísmo, para trilhar a possibilidade de compreensão do todo, sendo que cada um é o todo enquanto tem consciência que faz parte desse todo.
 
This research project focuses on Socio-Environmental factors that induce teenagers to crack cocaine abuse and it is inserted on educational strategies to contain crack spread. Until this moment, according to literature, all strategies developed are thought taking into account adults ideas and that is the reason I believe on adolescents’ point of view to create a device intervention on youth crack abuse issue. Corpus analysis will be based on theoretical contribution taken from Sociopoética, a new method on collective construction of knowledge which advocates an inventive approach on both analysis and production of data through several ways of expressiveness. Target group consists on teenager students in Rio Grande city. Risks produced by a capitalist society and behavior changes through globalization reveal an analytical frame full of controversy as well as confused. Added to this, mental representations elaborated by the “Media World” bring on consumption speed-up and opinion manipulation. In this rupture parenting nets tend to decrease to a minimum level, domestic life is guaranteed by media consumption”. Given this, main goal of this study is to analyze social and environmental relations as factors on crack cocaine addiction. Project execution comprehends a qualitative approach which consists in “research definition; research group establishment; sampling criteria choice; strategy to field approach definition. The research starting point was a bibliographic consultation on psychoactive substances abuse in teenagers at CENPRE (Centro Regional de Estudos Prevenção e Recuperação de Dependentes Químicos) sector library. Target students are aged between fourteen and sixteen years old. Data collection tool will be lead on through production of two film videos and recorded interviews which were transcribed and analyzed. The final outcome in this research proves that consequences of crack cocaine abuse during the teen period are always disastrous and cause damages in several body areas. Preventing strategies applied on schools should consider the youth as an intervening tool associated to other governmental development agencies that already work on battling crack abuse. To conclude, I consider that both social and environmental relations could be favorable on crack cocaine avoiding abuse attitudes. Individuality, human bring going apart from natural world results of what we, as soviety, have bern through. I understand with this research project that is in need of reinventing manners of being at school work and every social environment. It is sure that perceiving the “other” can eliminate selfish, in order to lead to a possibilidade of understanding it all, considering everyone as it all while he/she has conscious of acting as part of all.
 

Show full item record

 

Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IE - Mestrado em Educação Ambiental (Dissertações)