Abstract:
A presente tese de doutoramento defende que a Educação Ambiental produz conhecimentos necessários à orientação de alternativas nos processos de pores socioteleológicos. Embasa-se, para tal, em conceitos lukacsianos de que os conhecimentos são produzidos pela humanidade a partir de processos que ele nomeia como espelhamentos da realidade. Como questão orientadora da pesquisa, desenvolveu-se a seguinte pergunta: Que tipo de produção de conhecimento é necessária à Educação Ambiental para que se desenvolva na direção de orientar alternativas nos processos de pores socioteleológicos? O caminho percorrido para sustentação da tese deu-se por meio de quatro objetivos: i- Conhecer os tipos de espelhamento a partir do seu viés ontológico; ii- Acessar os conhecimentos desenvolvidos no âmbito da Educação Ambiental; iii- Identificar, na reprodução social, como os conhecimentos produzidos pela Educação Ambiental apresentam potencialidade para orientar alternativas; iv- Partindo da compreensão da atuação da Educação Ambiental no processo de reprodução da sociedade, identificar os tipos e as características de uma produção de conhecimento que oriente, da melhor forma possível, as alternativas na práxis humana. No desenvolvimento da pesquisa, tomou-se, como postura metodológica, a ontologia materialista, desenvolvendo-se uma análise de cunho bibliográfico. Como resultado, foi possível destacar que a Educação Ambiental desenvolve-se pelo tripé Reprodução Social - Educação Ambiental - Vida cotidiana; o que equivale afirmar que a Educação Ambiental, pela sua própria ontologia, exige uma produção de conhecimento entremeada por todos os tipos de espelhamentos, como forma de reconectar-se à vida cotidiana e, como consequência, melhor orientar alternativas nos pores socioteleológicos. Foi possível identificar ainda que a Educação Ambiental, como um complexo da reprodução social, produz conhecimentos que orientam o agir humano e está determinada a desenvolver-se em paralaxe, ou seja, para que a Educação Ambiental desenvolva conhecimentos que orientem a práxis humana de forma fecunda, é necessário que se realize a partir do lugar socio-histórico dos indivíduos e retorne a eles, com conteúdo e forma para colaborar na resolução/superação dos problemas que atravessam a vida cotidiana de qualquer coletividade.
This doctoral thesis argues that Environmental Education produces necessary knowledge
to guide alternatives in the processes of socio-teleological pores. It is based on Lukacsian
concepts which the knowledge is produced by humanity from the processes that are called
as mirroring of reality. As a research guiding question, the following one was developed:
What kind of knowledge production is necessary to Environmental Education develops
itself in the direction of orienting alternatives in the processes of socio-teleological pores?
The path taken to support the thesis was achieved in four goals: i- Knowing the kinds of
reflection from its ontological bias; ii- Accessing the knowledge developed in the scope
of Environmental Education; iii- Identifying, in social reproduction, how the knowledge
produced by Environmental Education has the potential to guide alternatives; iv) Starting
from the understanding of the performance of Environmental Education in the process of
reproduction of society to identify, the types and characteristics of a production of
knowledge that guide, in the best possible way, the alternatives in human praxis. In the
development of the research, the materialist ontology was taken as a methodological
approach, and a bibliographic analysis was developed. As a result, it was possible to
emphasize that Environmental Education is developed by the tripod: Social Reproduction
- Environmental Education - Daily life; which is equivalent to affirm that Environmental
Education, by its own ontology, requires a production of knowledge interspersed by all
kinds of mirroring, as a way of reconnecting to everyday life and, consequently, orientate
to better alternatives in socio-teleological pores. It was also possible to identify that
Environmental Education as a complex of social reproduction produces knowledge that
guides human action and is determined to develop in parallax. In the other words, for
Environmental Education to develop knowledge that guides human praxis in a fertile way,
it is necessary to develop from the sociohistorical place of individuals and return to them,
with content and form to collaborate in solving/overcoming problems that cross the daily
life of any collectivity.
La presente tesis de doctorado defiende que la Educación Ambiental produce conocimientos necesarios para la orientación de alternativas en los procesos de pores socioteleológicos. Se basa, para ello, en conceptos lukácsianos de que los conocimientos son producidos por la humanidad a partir de procesos que nombra como reflejos de la realidad. Como cuestión orientadora de la investigación, se desarrolló la siguiente pregunta: ¿Qué tipo de producción de conocimiento le es necesario a la Educación Ambiental para que se desarrolle en la dirección de orientar alternativas en los procesos de pores socioteleológicos? El camino recorrido para sustento de la tesis se dio por medio de cuatro objetivos: i- Conocer los tipos de reflejo a partir de su sesgo ontológico; * Acceder a los conocimientos desarrollados en el ámbito de la Educación Ambiental; ii) Identificar, en la reproducción social, como los conocimientos producidos por la Educación Ambiental presentan potencialidad para orientar alternativas; iv) Partiendo de la comprensión de la actuación de la Educación Ambiental en el proceso de reproducción de la sociedad, identificar los tipos y características de una producción de conocimiento que oriente, de la mejor forma posible, las alternativas en la praxis humana. En el desarrollo de la investigación se tomó como postura metodológica la ontología materialista, desarrollándose un análisis de cuño bibliográfico. Como resultado fue posible destacar que la Educación Ambiental se desarrolla por el trípode Reproducción Social - Educación Ambiental - Vida cotidiana; lo que equivale a afirmar que la Educación Ambiental, por su propia ontología, exige una producción de conocimiento entremezclada por todos los tipos de reflejos, como forma de reconectarse a la vida cotidiana y, por consiguiente, un mejor orientar de alternativas en los pores socioteleológicos. Fue posible identificar, además, que la Educación Ambiental como un complejo de la reproducción social, produce conocimientos que orientan el actuar humano y está determinada a desarrollarse en paralaje. Es decir, para que la Educación Ambiental desarrolle conocimientos que orienten la praxis humana de forma fecunda, es necesario que se desarrolle a partir del lugar socio-histórico de los individuos y regrese a ellos, con contenido y forma para colaborar en la resolución / superación de los problemas que atraviesan la vida cotidiana de cualquier colectividad.