As potencialidades lúdicas nas estratégias para o ensino e a aprendizagem estatística nos anos iniciais do ensino fundamental

Votto, Thays Rodrigues

Abstract:

 
A Estatística e o Tratamento da Informação estão preconizados nos documentos oficiais que norteiam a Educação Básica, tanto nos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN, quanto na Base Nacional Comum Curricular - BNCC. Ambos os documentos salientam a importância de estimular nos alunos o desenvolvimento de um processo investigativo, por meio da coleta, organização e interpretação de dados, contribuindo para uma educação científica. Nesse sentido, uma das possibilidades é inter-relacionar a ludicidade à prática pedagógica. Podemos compreender a ludicidade como ação, construção e movimento, que possibilita ao sujeito um estado de plenitude, prazer e alegria, sendo um fenômeno interno do sujeito, que possui manifestações no exterior. Nesse contexto, o objetivo geral da dissertação visou compreender de que forma a Estatística está sendo abordada nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e como pode ser relacionada com a ludicidade. Na análise das práticas estatísticas e da ludicidade, presentes e/ou emergentes nas estratégias pedagógicas para o ensino de Estatística, utilizadas por professores da rede municipal de Rio Grande, a presente pesquisa tem metodologia qualitativa-quantitativa. Inicia com uma investigação quantitativa, através de uma amostragem probabilística. Nesta, 92 professores da rede responderam a um questionário sobre quais habilidades de Estatística estão desenvolvendo em sua prática pedagógica. Para fins de análise destes dados, utilizou-se a Estatística Descritiva. A partir desses resultados, foram selecionados sete professores, os quais alegaram no questionário ter desenvolvido pelo menos 9 das 17 habilidades elencadas. Estes realizaram uma entrevista semiestruturada, caracterizando a fase qualitativa desse estudo, no qual valeu-se da Análise de Conteúdo para tratamento e interpretação dos resultados. Emergiu do corpus analisado, a partir da fase quantitativa, que cerca de 90% dos professores investigados alegam desenvolver em sua prática pedagógica pelo menos uma habilidade estatística preconizada nos documentos oficiais, embora alguns o façam de forma inconsciente. Já a análise qualitativa nos permitiu categorizar os discursos docentes sob duas categorias gerais: o ensino e aprendizagem da Educação Estatística nos Anos Iniciais e a Educação Estatística e sua relação com as vivências lúdicas. Na primeira, constatamos que os professores realizam atividades que envolvem a coleta e discussão de informações, entretanto, uma minoria formaliza todas as etapas do ciclo investigativo de uma pesquisa. Emergiu das análises ainda, a crença de que alunos do ciclo de alfabetização não são capazes de compreender alguns tipos de gráficos. No que se refere à segunda categoria, de modo geral, os docentes compreendem a ludicidade por meio de sua materialidade em jogos e atividades lúdicas, implicando numa visão stricto sensu do lúdico, ao passo que uma minoria compreende esse fenômeno como uma dimensão subjetiva. Em relação às atividades estatísticas, os discursos docentes sugerem que atividades que envolvem construção de gráficos com dados oriundos de pesquisas com temas do interesse da turma, apresentam grande potencial lúdico. Outrossim, percebemos que a vivência lúdica pode estar presente nas práticas pedagógicas estatísticas possibilitando, dessa forma, aos alunos uma educação potencialmente lúdica. Compreendemos ainda que o diálogo com esses profissionais sobre o tema possibilita que os mesmos possam refletir sobre a teoria que fundamenta as atividades que desenvolvem.
 
The Statistics or Information Treatment is recommended in the official documents that guide Basic Education as much in the National Curriculum Parameters - PCN as in the National Curricular Common Base - BNCC. Both documents emphasize the importance of stimulating in students the development of an investigative process, through the collection, organization and interpretation of data, contributing to a scientific education. In this sense, one of the possibilities is to interrelate ludicity to pedagogical practice. We can understand ludicity as action, construction and movement, which enables the subject to a state of fullness, pleasure and joy, being an internal phenomenon of the subject, which has manifestations abroad. In this context, the general objective of the dissertation is to understand how Statistics is being approached in the Early Years of Elementary Education and how it can be related to ludicity. To analyze statistical practices and the ludicity, present and/or emerging in the pedagogical strategies for the teaching of Statistics, used by teachers of the municipal network of Rio Grande, the present research has qualitative-quantitative methodology. It begins with a quantitative investigation, through a probabilistic sampling. In this, 92 teachers from the network answered a questionnaire about which Statistics skills are developing in their pedagogical practice. For purposes of analysis these data it will be used the Descriptive Statistics. From these results seven teachers were selected who claimed in the questionnaire to have developed at least 9 of the 17 skills listed. These performed a semi-structured interview, characterizing the qualitative phase of this study, in which it was used the Content Analysis for treatment and interpretation of the results. It emerged from the corpus analyzed, from the quantitative stage that about 99% of the teachers investigated claim to develop in their pedagogical practice at least one statistical skill recommended in the official documents, although some do so unconsciously. The qualitative analysis allowed us to categorize the teachers discourses under two general categories: the teaching and learning of statistics education in the early years and the statistics education and its relation with the ludic experiences. In the first one, we find that teachers perform activities that involve the collection and discussion of information, however, a minority formalizes all stages of the investigative cycle of a research. It emerged from the analyzes, the belief that students in the literacy cycle are not able to understand some types of graphics.With regard to the second category in general teachers understand ludicity through their materiality in games and play activities, implying a stricto sensu of the ludic, while a minority understands this phenomenon as a subjective dimension. About to statistical activities the teachers discourses suggest that activities that involve the construction of graphics with data from researches with themes of the interest of the class present a great ludic potential. Also, we realize that the ludic experience can be present in the statistical pedagogical practices allowing the students a potentially ludic education. We also understand that the dialogue with these professionals on the theme, enables them to reflect on the theory that underlies the activities they develop.
 

Show full item record

 

Files in this item