Investigação matemática e suas implicações no repensar do espaço educacional com a inserção das tecnologias digitais

Brum, Aline de Lima

Abstract:

 
O uso das tecnologias está transformando as relações sociais e criando novas dinâmicas que possibilitam repensar a nossa concepção de sala de aula. Nesse sentido, adotamos a perspectiva teórica de que o conhecimento é produzido pelo coletivo de seres-humanos-com-mídias. Considerando questões que emergem do cotidiano dos estudantes, a familiaridade e o acesso aos dispositivos móveis, buscamos nos apropriar desses artefatos e dos recursos digitais para diversificar os espaços de construção do conhecimento. Em vista disso, esta pesquisa tem por objetivo conhecer as potencialidades das tecnologias digitais no ensino e aprendizagem da Matemática. Fundamentados nos estudos de Borba, Scucuglia e Gadanidis (2015), abordamos as quatro fases das tecnologias digitais em Educação Matemática, explorando os diferentes termos utilizados em cada época e enfatizando os aspectos da quarta fase que iniciou em 2004 e segue até os dias atuais. Para alcançar o objetivo dessa pesquisa, propomos aos estudantes práticas pedagógicas de investigação matemática integrando às aulas presenciais, atividades a distância por meio do site de rede social Facebook e do aplicativo WhatsApp. Além de atividades de experimentação e visualização no software de geometria dinâmica GeoGebra. Os sujeitos desse estudo foram vinte e quatro alunos do nono ano do Ensino Fundamental, de uma escola da rede pública do município de Rio Grande (RS), durante o período de março a dezembro de 2016. Assim, para subsidiar o estudo de abordagem qualitativa, utilizamos como instrumentos de produção dos dados o Diário da Pesquisadora, o Portfólio Virtual no Facebook e um grupo no WhatsApp. Para analisar os dados produzidos, adotamos o método da Análise Textual Discursiva, proposto por Moraes e Galiazzi (2011). A partir desse processo, foram definidas três categorias finais, intituladas: As tecnologias digitais como parte do processo de educação do elemento humano (aluno e professor), Construção de novos espaços de aprendizagem com a inserção dos dispositivos móveis e Tecnologia e Matemática: um novo olhar para a Matemática que transcende os muros da escola. Essas categorias originaram três metatextos que possibilitaram as compreensões emergentes e a expressão de novos sentidos sobre o fenômeno investigado. Dessa maneira, os avanços e potencialidades percebidas nesse estudo mostraram que as tecnologias digitais proporcionaram interações nos espaços de aprendizagem presencial e digital, ampliando as possibilidades de construção do conhecimento matemático, suscitando implicações para a prática pedagógica e novos olhares para a Matemática dentro e fora da sala de aula.
 
The use of technologies is transforming social relations and creating new dynamics that make it possible to rethink our classroom's conceptions. In this sense, we apply the theoretical perspective that knowledge is produced by the relationship between human beings and media. Taking into account the issues that emerge from students' everyday life, familiarity and access to mobile devices, we have been seeking ways to appropriate ourselves of those artifacts and digital resources to diversify the spaces of construction of knowledge. Therefore, this research has as its main objective to recognize the potentialities of digital technologies in the process of teaching and learning of Mathematics. Based on the studies of Borba, Scucuglia and Gadanidis (2015), we had approached the four phases of digital technologies in Mathematics Education, exploring the different terms used in each period of this study and emphasizing the aspects of the fourth phase that began in 2004 and continues until nowadays. Concerning to reach the objective of this research, we propose to the students, some pedagogical practices of mathematical investigation in order to integrate them to the face-to-face classes, some distance activities in the social network site Facebook and throughout the application of WhatsApp. In addition they did some experimentation and visualization activities in GeoGebra dynamic geometry software. The subjects of this study were twenty-four students from the ninth grade of Elementary School, from a public school in the city of Rio Grande (RS), during the period from March to December 2016. Thus, to subsidize the study of qualitative approach, we have used a Researcher's Diary as a tool of data production and the Virtual Portfolio on Facebook and a group in WhatsApp. To analyze the data produced, we adopted the Discursive Textual Analysis method, proposed by Moraes and Galiazzi (2011). From this process, three final categories were defined, entitled: Digital technologies as part of the process of education of the human element (student and teacher), Construction of new learning spaces with the insertion of mobile devices and Technology and Mathematics: a new look at the mathematics that transcends the school walls. These categories originated three metatexts that enabled the emergent understandings and the expression of new meanings about the investigated phenomenon. In this way, the advances and potentialities observed in this study showed that digital technologies provided interactions in the classroom and digital learning spaces, expanding the possibilities of construction of mathematical knowledge, raising implications for pedagogical practice and new perspectives for Mathematics inside and outside of classroom.
 

Show full item record

 

Files in this item