Abstract:
Este trabalho tem como objetivo principal analisar o processo histórico-social para
assim compreender como se encontra representada economicamente a Navegação
Interior do Estado do Rio Grande do Sul, utilizando como pano de fundo as redes
técnicas, os nós portuários e todo o sistema hidroviário específico desse Estado,
analisando o recorte dos últimos 40 anos da história do Rio Grande do Sul. Para
tanto, perpassou-se por alguns assuntos vistos relevantes para a formulação do
entendimento do objetivo principal desse trabalho, que foi demonstrar que a
"vocação natural" para o uso do Modal Hidroviário, quando empregado de forma
conjunta com outra modalidade e atrelado ao aparato tecnológico e aos interesses
do Estado no equilíbrio da matriz de transportes, produz vantagens competitivas,
crescimento econômico e desenvolvimento em escala regional. Dessa forma, o
trabalho transcorre teoricamente sobre os Modais de Transporte, enfocando no
Modal Aquaviário e após a Navegação Interior, bem como expõe sobre o tratamento
dado pelo Estado-Nação na disseminação dos Modais de Transportes no Brasil,
sobretudo no desequilíbrio da Matriz de Transporte brasileira derivada de diversas e
esparsas políticas integradoras de resoluções mais de cunho políticas e não
técnicas. Através dessa conotação técnica é que esse estudo também traz a cena a
Logística de Transporte, mas, principalmente, a Geografia da Circulação, dando
ênfase na apropriação pelos Geógrafos na retomada dos estudos sobre o elemento
Transporte. Por fim, essa dissertação demonstra as análises - principais atores da
navegação interior, cargas transportadas, instalações portuárias, problemas de
navegabilidade, etc. - realizadas entre o período de 1970 a 2010, onde conclui que
a situação da navegação interior comercial do Rio Grande do Sul se encontra
subutilizada por falta de investimentos governamentais derivados de ações
puramente políticas, desordenadas, não sistêmicas advindas de uma visão
secundária e não técnica, isto é, até o momento, todas as políticas formuladas não
possuem elos que as liguem a um planejamento efetivo do território brasileiro,
consequentemente, do território gaúcho.
This work has as main objective to analyze the socio-historical process to understand how well it is represented economically Inland Navigation of the State of Rio Grande do Sul, using the backdrop the technical networks, the nodes port and this waterway system specified of this State, considering trimming the last 40 years of the history of the Rio Grande do Sul. For such, permeated crossed some matters relevant to the formulation of understanding the main objective of this work was to demonstrate that the "natural vocation" to use of the waterway, when used jointly with another multimodality and tied to the technological apparatus and the interests of the state in balancing the Matrix of Transport, produces competitive advantages, economic growth and development on a regional scale. Thus, the work unfolds theoretically about Modes of Transport, focusing on Waterway Modal and after the Inland Navigation, as well as exhibits about the treatment by the State-Nation in the spread of the Modes of Transport in Brazil, especially in unbalanced of the Brazilian Matrix of Transport derived from diverse and sparse integrative policies of resolutions over political and non-technical nature. Through this technical connotation is this study also brings the scene to Transportation Logistics, but mainly the Geography of Circulation, giving emphasis on ownership by geographers in the resumption of studies on the Transport element. Finally, this dissertation demonstrates the analysis- main actors in the waterway, cargoes, port facilities, navigation problems, etc. -performed between the period 1970 to 2010, where he concludes that the situation of Inland commercial of the Rio Grande do Sul is underutilized due to lack of government investment derivatives purely political actions, disordered, resulting in a non-systemic and non-technical secondary vision that is, so far, all the policies formulated not have links that bind the effective planning of the Brazilian territory, consequently, of this State.