Abstract:
A pesquisa aqui apresentada consiste em discutir a articulação da Geografia escolar
com a Educação Ambiental no âmbito das questões locais, especialmente pelo viés
do estudo do meio como metodologia de trabalho. Para isso, investigou-se como os
educadores do município de Piratini-RS, compreendem o conceito de espaço
geográfico, de meio ambiente e como fazem uso de materiais provenientes da
cartografia para tratarem das questões ambientais locais. Adotou-se uma
abordagem qualitativa de investigação em que se utilizou como recurso para coleta
e análise dos dados questionários e entrevistas com um grupo de professores de
Geografia. Para isto a pesquisação prevaleceu como estratégia metodológica já que
toda ação foi orientada a partir de uma aproximação direta com o grupo investigado.
Considerando a falta de dados sobre o local para a prática docente, a hipótese é de
que a instância local não seja trabalhada ou quando feita, se dá de maneira
inadequada. Assim, o trabalho também contou com o desenvolvimento de um
material didático que agrupa mapas e informações no que concerne ao espaço local
do município em questão. Para esta etapa foram usadas técnicas do
Geoprocessamento. Os educadores participaram contribuindo com sugestões e
análises sobre o material. A investigação apontou dificuldades desses docentes em
trabalhar com as questões ambientais locais, especialmente devido à falta de
material adequado e também pelas dificuldades apresentadas no que envolve a
cartografia escolar. Vimos que parte do problema está relacionada à formação inicial
e também ausência de formação continuada que permita a sua atualização. Com o
exercício da formação continuada durante o desenvolvimento desta pesquisa,
observou-se grande empenho dos educadores participantes e, principalmente
motivação para estudar e praticar a Educação Ambiental na sua escola. Desta
forma, esse trabalho justifica-se pela necessidade de usar os mapas como
ferramentas para o estudo do meio, através do qual o educador poderá orientar um
trabalho reflexivo sobre as questões ambientais circundantes.
The research showed here discusses the articulation of school geography to environ-
mental education in the context of local issues, especially to the point of view of the
environment study as the methodology. For this, investigated how teachers in the city
of Piratini-RS, understand the concept of geographical space, the environment and
how they use materials from the mapping to address local environmental issues. We
adopted a qualitative research approach that was used as a resource for data collec-
tion and analysis of questionnaires and interviews with a group of geography teach-
ers. For this to the action research has prevailed as a methodological strategy that
every action was guided from a direct approach with the group investigated.
Considering the lack of data on the site for teaching practice, the assumption is that
the local instance is not worked or done, is done improperly. Thus the work also in-
cluded the development of educational material that combines maps and information
regarding the local area of the city in question. For this step of the GIS techniques
were used. The educators participated in contributing suggestions, analysis of the
material. The research pointed out difficulties of teachers in working with local envir-
onmental issues, especially due to lack of suitable material and also the difficulties
presented by involving the school cartography. We have seen that part of the problem
is related to the initial training and also lack of continuing education that allows your
update. With the exercise of continuing education during the development of this re-
search, there was strong commitment from educators and participants, especially the
motivation to study and practice Environmental Education in your school. Thus, this
work is justified by the need to use the maps as tools for the study of the medium
through which the teacher can guide a reflective work on environmental issues
surrounding.