Abstract:
Este trabalho apresenta os resultados de uma investigação realizada no Programa de
Pós-Graduação em Educação Ambiental, PPGEA – FURG, em nível de mestrado, linha
de pesquisa de ensino e formação de educadores. A pesquisa teve como corpus de
análise os cadernos de chamada de 1ª série, da década de 80, de uma escola pública
estadual do município de Rio Grande – RS. O objetivo do processo investigativo foi
extrair descrições de conteúdos associadas ao corpo dos cadernos de chamada,
assumindo-as como enunciações e identificar seus atravessamentos, na tentativa de
fazer que emergisse o processo de produção de alguns enunciados acerca dos corpos,
que aparecem como efeito de verdade, naquele ambiente educativo. Nesse sentido, a
pesquisa moveu-se pela seguinte pergunta: como se produziram discursivamente,
alguns enunciados acerca dos corpos, associados aos conteúdos registrados nos
cadernos de chamada, das professoras de 1ª série? Metodologicamente, o processo
investigativo orientou-se em algumas ferramentas da análise enunciativa, de referencial
foucaultiano, assumindo os cadernos de chamada como monumentos e as enunciações
como coisas ditas ou escritas e em condição de visibilidade. Para delimitar quais os
conteúdos associados ao corpo, seriam transcritos como enunciações, optei por alguns
recortes, considerando os órgãos dos sentidos (mão, olho, nariz, ouvido e boca), o corpo
em movimento e/ou útil (exercícios/atividades físicas e a utilização dos órgãos do
sentido), o corpo investido e/ou higienizado (disciplina, moral e hábitos de higiene e
prevenção de doenças). A presente pesquisa, na área da educação ambiental, assumiu
a escola como um ambiente educativo, que cerca e envolve os corpos com o objetivo de
promover aprendizagens. O trabalho com os dados se deteve, num primeiro momento, a
mostrar porque os cadernos de chamada das professoras são assumidos como coisas
da escola para, depois de transcrever as enunciações, apresentar dois enunciados que
emergiram entre os registros – o higienismo e a psicomotricidade. Foi dialogando com o
que se convencionou chamar de conhecimentos próprios desses estudos, que o
referencial teórico da pesquisa foi sendo construído e que o conceito utilizado no
processo de análise emergiu – a disciplina . O referido conceito, trabalhado por Foucault,
apresenta-se com grande potencial de análise, porque ao trabalhar com os enunciados e
os elementos próprios desses estudos, identifiquei os instrumentos do poder disciplinar
em operação nos ambientes educativos - observando e/ou classificando, comparando
e/ou normalizando, segundo padrões culturais e sociais, cotidianamente produzidos.
This paper presents the results of an investigation carried out in the Graduate Program in
Environmental Education, PPGE - FURG, level master degree, in the line of education
research and teacher education. The study had the corpus of analyze the books called
from first grade in one public school, in the 80's, in Rio Grande - RS. The purpose of the
investigation process was to extract descriptions associated with the body in the books
called, taking them as enunciations and identified their crossings, trying to make the
production process emerged a few statements about their bodies, which appear as the
effect of thru, in that educational environment. In this sense, the research moved by the
question: how is discursively produced, some statements about the bodies, associated
with the recorded contents in the books call, the teachers of first grade? Methodologically,
the research process was guided in some enunciative analysis tools, using the
Foucaultian’s referential, assuming the books called as monuments and enunciations as
things spoken or written and condition of visibility. To define what contents associated
with the body, such statement were transcribed, I chose some parts, considering the
sense organs (hand, eye, ear, nose and mouth), the body moving and / or useful
(exercises / physical activities and use of sense organs), the body invested and / or
sanitized (discipline, morals and habits of hygiene and disease prevention). This
research, in the environmental education area, took over the school as an educational
environment, which surrounds and engages the bodies with the aim to promote learning.
In working with the data, at first, to show why the books called the teachers were
assumed to be things for the school, after transcribing the statement, enunciations that
have emerged between two records - the hygienic and psychomotor. It was spoken by
own knowledge of these studies, the theoretical framework of the research was being
built and that the concept used in the analysis process emerged - the discipline. This
concept worked for Foucault, is presented with great potential for analysis, because when
working with the claims and the elements characteristic of these studies have identified
the instruments of disciplinary power in operation in educational settings - watching and /
or classifying, comparing and / or normalizing, according to cultural and social patterns,
produced daily.