A educação ambiental e a produção de enunciados acerca dos corpos a partir dos cadernos de chamada.

Maurell, Joice Rejane Pardo

Abstract:

 
Este trabalho apresenta os resultados de uma investigação realizada no Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental, PPGEA – FURG, em nível de mestrado, linha de pesquisa de ensino e formação de educadores. A pesquisa teve como corpus de análise os cadernos de chamada de 1ª série, da década de 80, de uma escola pública estadual do município de Rio Grande – RS. O objetivo do processo investigativo foi extrair descrições de conteúdos associadas ao corpo dos cadernos de chamada, assumindo-as como enunciações e identificar seus atravessamentos, na tentativa de fazer que emergisse o processo de produção de alguns enunciados acerca dos corpos, que aparecem como efeito de verdade, naquele ambiente educativo. Nesse sentido, a pesquisa moveu-se pela seguinte pergunta: como se produziram discursivamente, alguns enunciados acerca dos corpos, associados aos conteúdos registrados nos cadernos de chamada, das professoras de 1ª série? Metodologicamente, o processo investigativo orientou-se em algumas ferramentas da análise enunciativa, de referencial foucaultiano, assumindo os cadernos de chamada como monumentos e as enunciações como coisas ditas ou escritas e em condição de visibilidade. Para delimitar quais os conteúdos associados ao corpo, seriam transcritos como enunciações, optei por alguns recortes, considerando os órgãos dos sentidos (mão, olho, nariz, ouvido e boca), o corpo em movimento e/ou útil (exercícios/atividades físicas e a utilização dos órgãos do sentido), o corpo investido e/ou higienizado (disciplina, moral e hábitos de higiene e prevenção de doenças). A presente pesquisa, na área da educação ambiental, assumiu a escola como um ambiente educativo, que cerca e envolve os corpos com o objetivo de promover aprendizagens. O trabalho com os dados se deteve, num primeiro momento, a mostrar porque os cadernos de chamada das professoras são assumidos como coisas da escola para, depois de transcrever as enunciações, apresentar dois enunciados que emergiram entre os registros – o higienismo e a psicomotricidade. Foi dialogando com o que se convencionou chamar de conhecimentos próprios desses estudos, que o referencial teórico da pesquisa foi sendo construído e que o conceito utilizado no processo de análise emergiu – a disciplina . O referido conceito, trabalhado por Foucault, apresenta-se com grande potencial de análise, porque ao trabalhar com os enunciados e os elementos próprios desses estudos, identifiquei os instrumentos do poder disciplinar em operação nos ambientes educativos - observando e/ou classificando, comparando e/ou normalizando, segundo padrões culturais e sociais, cotidianamente produzidos.
 
This paper presents the results of an investigation carried out in the Graduate Program in Environmental Education, PPGE - FURG, level master degree, in the line of education research and teacher education. The study had the corpus of analyze the books called from first grade in one public school, in the 80's, in Rio Grande - RS. The purpose of the investigation process was to extract descriptions associated with the body in the books called, taking them as enunciations and identified their crossings, trying to make the production process emerged a few statements about their bodies, which appear as the effect of thru, in that educational environment. In this sense, the research moved by the question: how is discursively produced, some statements about the bodies, associated with the recorded contents in the books call, the teachers of first grade? Methodologically, the research process was guided in some enunciative analysis tools, using the Foucaultian’s referential, assuming the books called as monuments and enunciations as things spoken or written and condition of visibility. To define what contents associated with the body, such statement were transcribed, I chose some parts, considering the sense organs (hand, eye, ear, nose and mouth), the body moving and / or useful (exercises / physical activities and use of sense organs), the body invested and / or sanitized (discipline, morals and habits of hygiene and disease prevention). This research, in the environmental education area, took over the school as an educational environment, which surrounds and engages the bodies with the aim to promote learning. In working with the data, at first, to show why the books called the teachers were assumed to be things for the school, after transcribing the statement, enunciations that have emerged between two records - the hygienic and psychomotor. It was spoken by own knowledge of these studies, the theoretical framework of the research was being built and that the concept used in the analysis process emerged - the discipline. This concept worked for Foucault, is presented with great potential for analysis, because when working with the claims and the elements characteristic of these studies have identified the instruments of disciplinary power in operation in educational settings - watching and / or classifying, comparing and / or normalizing, according to cultural and social patterns, produced daily.
 

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  • IE - Mestrado em Educação Ambiental (Dissertações)