Abstract:
A presente dissertação de mestrado versa sobre a ética e a estética dos corpos do naturismo da Colina do Sol e as possibilidades pelas quais essa prática de nudez coletiva se constitui em proposta de Educação Ambiental à luz da Teoria da Complexidade, teoria proposta pelo filósofo francês Edgar Morin, que percebe o ser humano como um ser resultante de uma complexidade de conexões de sistemas interativos: biológicos, físicos, químicos, culturais, ecológicos, sociais, naturais, que abonam a relação do indivíduo com a sociedade e a natureza. A reflexão se desenvolve a partir de uma pesquisa de campo no Centro Naturista Colina do Sol, localizado no interior do município de Taquara/RS, contando com 45 hectares para a prática do naturismo, o qual abriga 12 famílias domiciliadas e possui um total de 102 cabanas para aluguéis e/ou moradias temporárias, albergue e uma área de camping. Conta com uma extensa área de lazer, como um lago com uma praia artificial e piscina de pedras. O objetivo desta pesquisa é refletir como são concebidas as relações entre a ética e a estética dos corpos nus e em que medida essas relações se definem em formas de educabilidades ambientais, além de compreender a forma como a Educação Ambiental está presente nas relações ético/estéticas nesse modo de vida, e também reconhecendo a visão de mundo dos sujeitos colineiros com relação a essa prática. A metodologia é entendida como uma construção permanente no decorrer da caminhada na busca por refletir o problema de pesquisa. Partindo do estudo de caso, foram realizadas seis entrevistas semi-estruturadas e observações participantes, junto aos sujeitos colineiros domiciliados e a apreciação dos dados ocorreu por meio da análise qualitativa textual. A educação ambiental é compreendida neste trabalho como educação participativa e reflexiva, inserida no projeto de edificação de um mundo possível. O diálogo constante e o respeito ao saber de todos os colineiros nos traz uma nova forma de refletir sobre o sentido da existência para que possamos (re)significar as práticas cotidianas, exercendo por meio da experiência ética/estética a oportunidade de romper tabus configurando-se em educação ambiental, cognição, sensibilidade e corpo.
This dissertation focuses on the ethics and aesthetics of naturism bodies of Colina do Sol and the possibilities by which this practice constitutes collective nudity proposed Environmental Education to the Theory of Complexity theory proposed by French philosopher Edgar Morin which perceives the human being as a result of a complexity of connections interactive systems : biological, physical , chemical , cultural , ecological , social , natural , that speak the individual's relationship with society and nature . The reflection develops from a field research center in Naturist Colina do Sol , located within the municipality of Taquara / RS , with 45 acres to practice naturism , which houses 12 families domiciled and has a total of 102 cabins for rent and / or temporary housing , hostel and a camping area . Has an extensive leisure area , like a lake with an artificial beach and rock pool . The objective of this research is to reflect how they are conceived relations between ethics and aesthetics of naked bodies and the extent to which these relationships are defined in ways educabilidades environmental , and understand how environmental education is present in relations ethical / aesthetic that way of life , and also recognizing the worldview of the subjects colineiros regarding this practice. The methodology is understood as a permanent construction during the walk in seeking reflect the research problem . Based on the case study , there were six semi-structured interviews and participant observations , together with the subjects colineiros domiciled and assessment of data occurred through qualitative textual analysis . Environmental education is understood in this work as reflective and participatory education , inserted in the project of building a world possible. Constant dialogue and respect to know all colineiros brings us a new way of thinking about the meaning of life so that we can ( re) define the daily practices , acting through experience ethical / aesthetic the opportunity to break taboos setting up environmental education , cognition , sensitivity and body.