Abstract:
Esta monografia abordou a Biblioterapia Desenvolvimental, entre tantas outras vertentes, por dizer respeito apenas aos bibliotecários, tendo como objetivo propor e desenvolver uma prática de Biblioterapia Desenvolvimental a partir do Clube de Leitura com estudantes do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, da cidade de Ribeirão Preto, SP, a fim de investigar se essa prática inserida através da atividade clube de leitura é eficaz no que se propõe enquanto atividade e enquanto o profissional mediador da leitura, desmistificando de vez o papel do Bibliotecário nessa vertente de atuação. Para este estudo utilizou-se o método da observação participante, caracterizando a pesquisa como pesquisa-ação. O clube de leitura foi realizado em dois dias, 01 e 08 de outubro, contando com a participação de 12 alunos entre 11 e 12 anos de idade, sendo frequentes no 7° ano do colégio, com encontros que tiveram duração de 50min e 1h. Observou-se que a participação dos alunos e a atuação da bibliotecária como mediadora da leitura atingiram as expectativas, podendo concluir que o bibliotecário pode sim atuar como mediador de leitura na Biblioterapia Desenvolvimental, desde que haja um preparo deste antes e ele respeite os limites da sua atuação.
This monograph approached Developmental Bibliotherapy, among many other aspects, as it concerns only librarians, aiming to propose and develop a practice of Developmental Bibliotherapy from the Reading Club with students from the Nossa Senhora Auxiliadora School, in Ribeirão Preto, SP, Brazil. In order to investigate whether this practice inserted through the reading club activity is effective in what it proposes as an activity and as the professional reading mediator, demystifying the role of the Librarian in this area of action.For this study the participant observation method was used, characterizing the research as action research. Reading Club was carried out in two days, 01 and 08 of october of 2019, involving 12 students aged 11 to 12, attending in seventh grade at the school, with meetings which lasted for from 50 minutes to 1 hour. It was revealed that participation of students and the actions of librarian as a reading mediator met expectations, concluing that the librarian can perform as reading mediator in the Developmental Bibliotherapy, provided that occur a preparation before and readind mediator respecting the limits of your performs.