A utilização de novas mídias digitais como fonte de informação: um estudo exploratório sobre podcasts

Silva, Ágatha Contursi César Spiegel da

Abstract:

 
Revisão de literatura com o caráter exploratório usando uma abordagem quali-quantitativa com o objetivo de analisar o crescimento das mídias digitais, sobretudo o podcast, como fontes de informação a fim de identificar como a Biblioteconomia atua com as novas tecnologias da informação e comunicação, além de investigar qual a visibilidade e utilização dos podcasts dentro da área. O universo da pesquisa foi feito utilizando as bases de dados: Brapci; Google Acadêmico; Instituto Brasileiro de Ciência e Tecnologia(IBICT);Repositório Digital da UFRGS; Repositório Institucional da FURG; Repositório Institucional da UnB; Scielo; Biblos, Revista do Instituto de Ciências Humanas e da Informação da FURG; Ciência da Informação, Revista do IBICT;Perspectivas em Ciência da Informação, Revista da Escola de Ciência da Informação da UFMG. Além dos agregadores de podcast: Spotify; Stitcher Radio; CastBox; PodBean; SoundCloud;e Apple Podcasts.Para a coleta de dados foram utilizadas nas bases as palavras-chave: fontes de informação digital, qualidade informacional, internet, mídias digitais, podcast/podcasts, podcasting, letramento informacional, literacia informacional, acesso aberto,biblioteca/bibliotecas, Biblioteconomia, bibliotecário, Ciência da Informação,Web 2.0 e competência informacional.O método de análise adotado foi empírico baseado nos objetivos da pesquisa.Através da coleta dos podcasts percebeu-se que as bibliotecas no Brasil ainda não utilizam essa mídia, entretanto,são aproveitados em outros países para a divulgação de eventos, conversas com a comunidade local e autores, além de discussões sobre experiências e expectativas que os profissionais têm da Biblioteconomia e Ciência da Informação.
 
Exploratory literature review using a qualitative quantitative approach to analyze the growth perspective of digital media, especially the podcast, as sources of information in order to identify how the area of Information Science and librarians work with new technologies. information and communication technologies, and investigate the visibility and use of podcasts within the area. The research universe was made using the following databases: Brapci; Academic Google; Brazilian Institute of Science and Technology(IBICT); UFRGS Digital Repository; FURG Institutional Repository; UnB Institutional Repository; Scielo; Byblos, Journal of the FURG Institute of Humanities and Information Sciences; Information Science, IBICT Journal; and Perspectives on Information Science, Journal of the School of Information Science at UFMG. In addition to podcast aggregators: Spotify; Stitcher Radio; CastBox; PodBean; SoundCloud; and Apple Podcasts. For data collection, the following keywords were used: digital information sources, information quality, internet, digital media, podcast/podcasts, podcasting, information literacy, information literacy, educational technology, open access, library/libraries,librarian, Information Science, Web 2.0 and informational competence. The analysis method adopted was empirical based on the research objectives, the collected data were organized in tables in Microsoft Excel to facilitate the analysis. Through the collection of 31 podcasts, it became clear that the US is the country with the largest library podcast engagement and that libraries in Brazil do not yet offer services that meet this demand.
 

Show full item record

 

Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • ICHI - Trabalhos de graduação do curso de Bacharel em Biblioteconomia