O Ensino de Física das Radiações: contribuições da Educação Ambiental.

Prestes, Michely

Abstract:

 
Pensar sobre Educação Ambiental é se desacomodar, questionar-se, conhecer sobre a realidade social, despertar a consciência para os direitos e os deveres da sociedade. A escola se constitui em um espaço privilegiado para desenvolver a Educação Ambiental e assim problematizar questões que fazem parte do cotidiano dos educandos, contribuindo para a formação de cidadãos mais críticos, capazes de responder às demandas do mundo contemporâneo. Como educadores na disciplina de Física, preocupamo-nos com o Ensino de Física das Radiações, visto que estamos constantemente expostos à radiação, podendo acarretar em prejuízos para a Saúde, com a exposição indevida. Diante disto, este estudo teve como objetivo investigar as idéias dos alunos, sobre a radiação, e desenvolver uma Unidade de Aprendizagem (UA), elaborada sob alguns pressupostos da Educação Ambiental, com uma perspectiva de ações interdisciplinares. A proposta foi idealizada com base na linha de pesquisa de Educação Ambiental: Ensino e Formação de Educadores (as). O trabalho foi desenvolvido com alunos da 3° Série do Ensino Médio da Escola Estadual Lília Neves, no bairro Quinta do município de Rio Grande, RS. A Metodologia constou de quatro fases distintas onde, inicialmente foi elaborado um questionário para conhecer as idéias dos alunos sobre a radiação, em seguida foi desenvolvida uma unidade de aprendizagem que auxiliou os alunos a responderem problematizações. Na terceira fase de coleta de dados, um novo questionário, obedecendo a uma linguagem científica, foi aplicado aos alunos do grupo experimental e a outra turma da 3° Série do Ensino Médio da mesma Escola, porém que não participou das atividades desenvolvidas na UA. Por fim, o último momento de coleta de dados ocorreu ao ser desenvolvida, com cinco alunos do grupo experimental, uma entrevista semi-estruturada. Os dados obtidos nos referentes instrumentos foram interpretados através de análise textual qualitativa e de análise quantitativa, pelo método estatístico não-paramétrico. Os resultados foram interpretados através de gráficos, tabelas e redes sistêmicas e sugerem que os estudantes, apesar de conhecerem sobre o tema, apresentaram idéias desarticuladas e parcialmente corretas. Pode-se constatar também que o desenvolvimento da unidade de aprendizagem foi capaz de mostrar diferenças significativas nas respostas dos dois grupos analisados, de maneira que o grupo experimental se destacou e apresentou melhores resultados que o grupo de controle, o que parece evidenciar que a unidade de aprendizagem auxiliou a superar algumas das lacunas apresentadas inicialmente pelos alunos.
 
To think about Ambient Education is not to stand still, is to question yourself, to get to know about the social reality, to wake the consciousness to the rights and duties of the society. The school is built in a privileged place to develop the Ambient Education and problematize issues that are part of the daily lives of the students, contributing to the formation of more critical citizens, capable of responding to the demands of the contemporaneous world. As educators in the class of Physics, we are worried about the Teaching of Radiation Physics, since we are constantly exposed to radiation, which can lead to losses for Health, with the undue exposure. Facing this, this study aimed to investigate the ideas of students on the radiation, and develop a Learning Unit (LU), established under some assumptions of Environmental Education, with a view to interdisciplinary activities. The proposal was idealized based on a research on Ambient Education: Teaching and Educators’ Formation. The study was conducted with students in the 3rd year of high school Lília Snow in Quinta neighborhood in the municipality of Rio Grande, RS. The methodology consisted of four distinct phases where it was originally prepared a questionnaire to learn about the students' ideas about radiation, then it was developed a learning unit that helped the students to learn how to respond problematizations. In the third phase of data collection, a new questionnaire, according to a scientific language, was applied to students in the experimental group and also to another group of 3rd Series of high school at the same school, but that did not participate in the activities of the UA. Finally, the last time the data collection was to be developed, with five students in the experimental group, a semi-structured interview. The data from the related instruments were interpreted through qualitative textual analysis and quantitative analysis, the non-parametric statistical method. The results were interpreted through graphs, tables and systemic networks, and suggested that students in spite of knowing about the topic showed slowing and partially correct ideas. You can also see that the development of a learning unit was able to show significant differences in the responses of the two groups, so that the experimental group stood out, and showed better results than the control group. What seems evident is that the unity of learning helped to overcome some of the gaps originally presented by the students.
 

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  • IE - Mestrado em Educação Ambiental (Dissertações)