Abstract:
O presente estudo de dissertação de mestrado teve como fenômeno de pesquisa a objetivação das Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Ambiental - DCNEA na formação de professores: um estudo de caso no curso de pedagogia da FURG, almejou compreender o movimento que levou as DCNEA a se objetivarem no processo formador dos pedagogos da FURG. Para tanto, foram elencadas duas hipóteses: (1) as contradições existentes no movimento de objetivação das DCNEA para formação de professores na FURG, podem vir a dificultar a presença da Educação Ambiental no Curso de Pedagogia. Tal movimento perpassa as imbricações e a interdependência entre os setores administrativos, de planejamento, orientação e coordenação no que tange à Pró-reitora de Graduação, mais especificamente sua subdivisão competente à Diretoria de Avaliação e Desenvolvimento da Graduação; o Instituto de Educação, e a Coordenação do Curso de Pedagogia, (2) o conteúdo dos documentos que representam o Curso de Pedagogia da FURG, os quais são o resultado do trabalho dos setores acima citados, podem estar desfavorecendo a efetivação das DCNEA e impedimento o trabalho com a Educação Ambiental no processo dos pedagogos. Portanto, foi desenvolvido um objetivo geral: que contradições existem no movimento de objetivação das DCNEA na formação de Pedagogos da FURG?, e dois objetivos específicos: (1) interpretar e compreender quais contradições existem na objetivação das DCNEA no Curso de Pedagogia, que podem dificultar a presença da Educação Ambiental no Curso de Pedagogia, (2) analisar e interpretar os elementos presentes no conteúdo dos documentos que representam o Curso de Pedagogia da FURG, os quais podem estar dificultando a implementação das DCNEA no mesmo. Essa pesquisa foi elaborada, prioritariamente, a partir referencial teórico e epistemológico da teoria marxista. Destarte, para manter coerência com a teoria que embasa esse estudo, se fez necessário a abordagem da pesquisa qualitativa, bem como caracterizá-la como um estudo de caso. Posterior ao processo de revisão bibliográfica foram desenvolvidas entrevistas semiestruturadas com quatro sujeitos de pesquisa, os quais foram elencados a partir de sua função nas instâncias administrativas e coordenadoras do Curso de Pedagogia, bem como quanto seu envolvimento com disciplina Educação, ambiente, culturas e diferenças na Pedagogia. Logo, para apreciação das informações, foi utilizado o referencial metodológico da Análise de Conteúdo de Laurence Bardin. Por conseguinte, foi concluído no processo de pesquisa que o movimento efetivado pelas instâncias administrativas e coordenadoras do Curso de Pedagogia contribuiu para a objetivação das DCNEA no Curso de Pedagogia da FURG e nos documentos que o representam, a partir do ano de 2015, tendo em vista sua ultima reformulação. Assim, contribuindo para a presença da Educação Ambiental na Pedagogia, como conteúdo de uma disciplina, mesmo que essa não tenha sido considerada a forma mais adequada de atender as necessidades da Educação Ambiental na formação de professores, foi considerada a forma possível nessa conjuntura histórica.
This master's thesis study was to research the objectification phenomenon of National Guidelines for Environmental Education - DCNEA in teacher education : a case study in the course of pedagogy of FURG , longed to understand the movement that led the DCNEA to objetivarem the forming process of the pedagogues of FURG . For this, were listed two assumptions : ( 1 ) the contradictions in the movement of objectification of DCNEA for teacher training in FURG , are likely to hinder the presence of environmental education in the School of Education. For this, were listed two assumptions: (1) the contradictions in the movement of objectification of DCNEA for teacher training in FURG, are likely to hinder the presence of Environmental Education in the School of Education. Such a move runs through the overlapping and interdependence between administrative sectors, planning, guidance and coordination regarding the Pro-rectory of University graduate, more specifically its competent subdivision to the Board of Assessment and Development of Graduation; the Institute of Education, and Education Course Coordination, (2) the content of the documents representing the Pedagogy Course FURG, which are the result of the work of the above sectors, may be disadvantaging to effect the DCNEA and impediment working with environmental education in the process of pedagogues. Therefore, we developed a general purpose: that there are contradictions in the movement of objectification of DCNEA in training pedagogues FURG ?, and two specific objectives: (1) interpret and understand what contradictions exist in the objectification of DCNEA in Pedagogy Course, which can hinder the presence of environmental education in the School of Education, (2) analyze and interpret the elements present in the content of the documents representing the Pedagogy Course FURG, which may be hindering the implementation of DCNEA the same. This research was developed primarily from theoretical and epistemological framework of Marxist theory. Thus, to maintain consistency with the theory that underlies this study is the qualitative research approach was necessary, as well as to characterize it as a case study. Later the process of literature review were developed semi-structured interviews with four research subjects, which were listed from its function in administrative bodies and coordinators of the School of Education, and as his involvement with Education discipline, environment, cultures and differences in pedagogy. Thus, for consideration of the information, we used the methodological framework of Laurence Bardin Content Analysis. Therefore, it was concluded in the research process that the movement effected by the administrative authorities and coordinators of the School of Education contributed to the objectification of DCNEA in Pedagogy Course of FURG and documents that represent, from the year 2015, in view your last makeover. Thus contributing to the presence of Environmental Education in Pedagogy, as the content of a Course, even if this has not been considered the most appropriate way to meet the needs of Environmental Education in teacher training, was considered possible in this historical juncture.