Motivación para la selección de licenciatura en ciencias naturales : navegando entre experiencias e influencias

Uzcátegui, Yulimer Del Valle

Abstract:

 
A dissertação tem como foco de estudo a influência da escola na motivação para a escolha da licenciatura em Biologia, Física e Química. Este estudo permite conhecer os impactos da formação escolar para a escolha de uma licenciatura e outros fatores integrados à escolha profissional . Assim, têm-se como objetivo geral da pesquisa analisar a influência da experiência escolar na motivação para a escolha do curso universitário. Para seu desenvolvimento, a pesquisa foi organizada por meio dos seguintes objetivos específicos: 1) identificar os aspectos motivacionais associados à escolha do curso universitário, 2) comparar as pesquisas quantitativas e qualitativas sobre as influências da motivação na escolha de cursos universitários e 3) conhecer a influência da experiência escolar na motivação para a escolha de curso universitário. A primeira etapa da pesquisa foi realizada por meio de um estudo do tipo Estado da Arte, utilizando como base de dados o portal SciELO e tendo como descritor a motivação, conectado com os termos educação, seleção de carreira, profissional, universidade e educação superior. Foram encontrados 18 artigos relacionados a motivação e escolha de curso universitário. A análise foi realizada a partir de uma Análise de Conteúdo, emergindo 4 categorias finais: 1) motivação para aprender; 2) a autodeterminação na motivação; 3) motivação escolar e 4) motivação na escolha de cursos universitários. Na segunda etapa da pesquisa foi realizado um estudo comparativo das pesquisas quantitativas e qualitativas sobre a influência da motivação para a escolha de curso universitária. Para sua elaboração realizamos uma análise comparativa entre as metodologias utilizadas para estudar a motivação. Neste estudo observou-se uma preferência por estudos quantitativos, orientados por teorias específicas.No entanto, os resultados encontrados nas análises de tipo qualitativos demostraram uma maior diversidade das interpretações e das teorias existentes. A terceira etapa foi realizada por meio de estudo narrativo, por meio de entrevistas abertas com 3 estudantes de cada uma das licenciaturas: Biologia, Física e Química. Da análise, foram produzidos quatro eixos que dialogam, integram-se e constituem-se simultaneamente: 1) eu quero ser docente, é a profissão que me identifica; 2) meu docente me motivou; 3) este foi o meu processo de admissão na universidade; e 4) entre conselhos e desejo de estudar uma carreira universitária. Como conclusões gerais, apontamos que o processo de escolha de curso universitário surge como resposta ao processo de auto-eco-formação que acontece durante o período escolar em resposta aos aspectos que a pessoa assume como relevantes e internaliza em um processo explicado pela teoria de autodeterminação, aproximando-se da motivação intrínseca.
 
The dissertation focuses on the influence of the school on the motivation for choosing the degree in Biology, Physics and Chemistry. This study allows to know the impacts of the school formation for the choice of a degree and other factors integrated to the professional choice. Thus, the general objective of the research is to analyze the influence of school experience on the motivation for choosing the university course. For its development, the research was organized through the following specific objectives: 1) Describe the motivational aspects associated with the choice of the university course, 2) Compare the quantitative and qualitative research on the influences of motivation on the choice of university courses and 3) know the influence of school experience on the motivation for choosing a university course. . The first stage of the research was carried out through a state of the art study, using the SciELO portal as a database and having motivation as its descriptor, connected with the terms education, career selection, professional, university and higher education. We found 18 articles related to motivation and choice of university course. The analysis was performed from a Content Analysis, emerging four final categories: 1) motivation to learn; 2) self-determination in motivation; 3) school motivation and 4) motivation in choosing university courses. In the second stage of the research, a comparative study of quantitative and qualitative research on the influence of motivation for choosing a university course was conducted. For its elaboration we made a comparative analysis between the methodologies used to study the motivation. In this study there was a preference for quantitative studies guided by specific theories. However, the results found in the qualitative analyzes showed a greater diversity of interpretations and existing theories. The third stage was carried out through narrative study, through open interviews with 3 students from each of the undergraduate degrees: Biology, Physics and Chemistry. From the analysis, four axes were produced that dialogue, integrate and constitute simultaneously: 1) I want to be a teacher, it is the profession that identifies me; 2) my teacher motivated me; 3) This was my university admission process; and 4) between advice and desire to study a university career. As general conclusions, we point out that the process of choosing a university course emerges as a response to the process of self-eco-formation that happens during the school period in response to the aspects that the person assumes as relevant and internalizes in a process explained by the self-determination theory. approaching intrinsic motivation.
 

Show full item record

 

Files in this item