Reconhecimento e possibilidades para os fundamentos éticos daeducação ambiental: um estudo da obra de Enrique Leff

Nogueira, João Fernando Ferrari

Abstract:

 
As múltiplas crises que afetam a Educação Ambiental, bem como a instabilidade democrática que se instalou no país levou-nos a questionar sobre a ética na Educação Ambiental. Para além de uma intenção exploratória, nossa tentativa foi de, ao reconhecer as potencialidades teóricas já existentes, possibilitar que novas pesquisas adensassem ainda mais os fundamentos éticos da Educação Ambiental. Limitamos o estudo à um pensador ibero-latino-americano importante na atualidade como fonte de fundamentação: o sociólogo mexicano Enrique Leff. Os materiais utilizados para o estudo foram seus livros publicados em língua portuguesa. O objetivo foi reconhecer a ética na obra de Enrique Leff, a partir de seus conceitos principais e refletir sobre as possibilidades de que eles contribuíssem na constituição dos fundamentos éticos da Educação Ambiental. A pesquisa foi embasada nos fundamentos teóricometodológicos da Hermenêutica, com aportes adicionais do estudo sociológico de Weber, da filosofia de Heidegger, da crítica de Habermas e dos movimentos teóricos dos Novos materialismos e das epistemologias ecológicas. Antes da revisão da literatura acadêmica, buscamos resgatar as relações históricas entre a Educação, o Ambiente e a Ética e definir alguns conceitos básicos da última. A revisão de livros e artigos sobre a ética na Educação Ambiental reconheceu uma pluralidade de abordagens, mas muitas vezes dispersas quanto à fundamentação específica do campo ambiental. No estudo da obra de Leff, os conceitos de racionalidade, saber e epistemologia ambiental forneceram os aspectos chave para pensar a ética na Educação Ambiental, são eles alteridade, diferença e respeito. Leff aponta a obra de Levinas como fundamento para uma ética da alteridade. Apresentamos as possibilidades dos conceitos de alteridade, rosto e infinito de Levinas para os fundamentos éticos da Educação Ambiental, mas também compreendemos que a obra de Leff apresenta abertura para que novas teorias discutam a alteridade a partir da outridade da natureza, na esfera do saber ambiental. Todo o potencial apresentado pelo pensamento de Leff pode contribuir sobremaneira com a Educação Ambiental, no entanto é necessário pensa-la para além das limitações do desenvolvimento sustentável.
 
The multiple crises that permeate Environmental Education and the democratic instability that affected Brazil led us to question about the ethics in Environmental Education. More than an exploratory research, our attempt was to recognize the existing theoretical potentialities and to allow new research to deepen the ethical foundations of Environmental Education. We limit the study to an Ibero-Latin American thinker currently important as a source of theoretical foundation: the Mexican sociologist Enrique Leff. The materials used for the study were his books published in Portuguese. The aim was to recognize the ethics in Enrique Leff's work, based on his main concepts and to reflect on the possibilities that they could contribute to the constitution of the ethical foundations of Environmental Education. The research was based on the theoretical and methodological precepts of Hermeneutics, with additional contributions from Weber's sociological study, Heidegger's philosophy, Habermas's critique and the theoretical movements of New Materialism and Ecological epistemologies. Before the review of the academic literature, we seek to rescue the historical relations between Education, Environment and Ethics and define some basic concepts of the last one. The review of books and articles on ethics in Environmental Education recognized a plurality of approaches, but often dispersed as to the specific grounding of the environmental field. In the study of Leff's work, the concepts of rationality, knowledge and environmental epistemology that provided the key aspects to think about ethics in Environmental Education are alterity, difference and respect. Leff points to Levinas's work as the foundation for an ethics of otherness. We present the possibilities of Levinas' concepts of alterity, face and infinity for the ethical foundations of Environmental Education, but we also understand that Leff's work presents an openness for new theories to discuss alterity from the otherness of nature in the sphere of environmental knowledge. All the potential presented by Leff's thinking can contribute greatly to Environmental Education; however, it is necessary to think of it beyond the limitations of sustainable development.
 

Show full item record

 

Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IE - Mestrado em Educação Ambiental (Dissertações)